MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mantida condenação de advogado por crime de estelionato previdenciário

Mantida condenação de advogado por crime de estelionato previdenciário

Da Redação

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Atualizado às 10:10

Estelionato

Mantida condenação de advogado por crime de estelionato previdenciário

A 2ª turma do STF manteve, ontem, 4, a condenação do advogado E.R.M. pela prática de estelionato previdenciário contra o INSS. Por unanimidade, a turma seguiu o voto do relator, ministro Celso de Mello, que negou provimento ao RHC 106398.

Para o ministro, há evidências de que a condenação do advogado em primeira instância não se baseou apenas em provas penais produzidas unilateralmente na fase de inquérito policial, como alega a defesa, o que transgrediria a garantia constitucional do contraditório. "Houve empréstimo de prova, mas há outros elementos de informação idôneos, produzidos em juízo, sob a garantia do contraditório, e que motivaram a prolação pelo magistrado sentenciante de um decreto de condenação penal", afirmou Celso de Mello em seu voto. Além disso, segundo ele, o HC não comporta a análise de provas, em relação à autoria ou não do delito, o que poderá ser feito em ação de revisão criminal.

No Supremo, E.R.M. questionava o acórdão proferido pelo STJ que manteve sua condenação. O advogado, segundo Celso de Mello, responde a inúmeros procedimentos penais pela prática de estelionato contra a Previdência Social. Ele foi condenado pela 2ª vara da JF de Bauru/SP por adulteração de carteira de trabalho com o fim de recebimento indevido de aposentadoria (art.171, parágrafo 3º, do CP - clique aqui).

_______