MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Dívida decorrente de parcelas de precatórios pode ser objeto de precatório complementar

Dívida decorrente de parcelas de precatórios pode ser objeto de precatório complementar

A 9ª câmara de Direito Público do TJ/SP entendeu que eventual saldo devedor decorrente de diferenças e resíduos de parcelas de precatórios, pagas por valor menor que o devido, deve ser objeto de precatório complementar, sem necessidade de nova citação da Fazenda Pública, em observância da unicidade da execução.

Da Redação

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Atualizado às 09:03

Saldo devedor

Dívida decorrente de parcelas de precatórios pode ser objeto de precatório complementar

A 9ª câmara de Direito Público do TJ/SP entendeu que eventual saldo devedor decorrente de diferenças e resíduos de parcelas de precatórios, pagas por valor menor que o devido, deve ser objeto de precatório complementar, sem necessidade de nova citação da Fazenda Pública, em observância da unicidade da execução.

Os desembargadores da câmara consideraram que é desnecessária nova citação da Fazenda Pública, "pois não se trata de processo de execução autônomo, mas de apuração de diferenças decorrentes de pagamentos a menor, matéria ligada à execução anteriormente iniciada com a citação da Fazenda Municipal, nos termos do artigo 730 CPC, devendo ser observada a regra da unicidade da execução".

A causa é patrocinada pelo escritório Bueno Barbosa Advogados Associados.

__________

PODER JUDICIÁRIO
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Registro: 2011.0000234757

ACÓRDÃO

Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 0190030-12.2011.8.26.0000, da Comarca de Cubatão, em que é agravante CONSTRUTORA PASSARELLI S/A sendo agravado PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO.

ACORDAM, em 9ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, proferir a seguinte decisão: "Deram provimento em parte ao recurso. V. U.", de conformidade com o voto do Relator, que integra este acórdão. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores

OSWALDO LUIZ PALU (Presidente sem voto), GONZAGA FRANCESCHINI E SÉRGIO GOMES.

São Paulo, 19 de outubro de 2011.

Rebouças de Carvalho

RELATOR

Agravo de Instrumento nº 0190030-12.2011.8.26.0000 Voto 6387

VOTO Nº 6387

AGRAVO DE INSTRUMENTO Execução contra a Fazenda Municipal Precatório complementar - Possibilidade de apuração de eventual saldo devedor que deve ser conferida ao exeqüente. Execução que somente pode ser extinta quando efetiva e comprovadamente satisfeita - Hipótese em que não há como se aplicar o art. 100, § 4º, da Constituição Federal, com a redação da Emenda Constitucional nº 37/02, pois, não se trata aqui de fracionamento, repartição ou quebra do precatório originário, senão apenas de seu adimplemento integral - Desnecessidade de nova citação da Fazenda Pública por não se tratar de execução autônoma, mas de diferenças decorrentes de pagamentos a menor. Observância da unicidade da execução Decisão reformada Recurso parcialmente provido.

Trata-se de agravo de instrumento, com pedido de antecipação da tutela recursal, interposto por Construtora Passarelli S/A, nos autos da ação ordinária de cobrança, em fase de execução, por ela proposta em face da Prefeitura Municipal de Cubatão, contra a r. decisão de fls. 62/62Vº e 63 que determinou que se aguardasse o término do pagamento das demais parcelas do parcelamento decorrente da EC 30/2000 e indeferiu a expedição, nos próprios autos da execução, de precatório complementar dos depósitos relativos à quinta (5ª) e à sexta (6ª) parcelas do precatório originário.

Alega a agravante, em síntese, que o pleito em tela está fundado na possibilidade de expedição de precatório complementar para satisfazer as diferenças relativas à quinta e à sexta parcelas, sem a necessidade de aguardar o término do pagamento das parcelas ainda pendentes ou da instalação de nova execução. Postula a antecipação da tutela recursal postulada, com a expedição de ofício requisitório complementar para pagamento das diferenças apontadas às fls. 490/493 dos autos principais, devidamente corrigidas e acrescidas de juros moratórios até a data do efetivo pagamento (fls. 02/15).

Deferida a antecipação parcial da tutela recursal, foram dispensadas informações do mm. juiz da causa (fls. 66/67).

Resposta da agravada às fls. 75/77.

É o relatório.

Ressalvada a convicção do d. juiz prolator da r. decisão, a mesma merece parcial reforma. Senão vejamos Infere-se dos documentos juntados aos autos, que a agravada foi condenada ao pagamento de quantia definida em título judicial.

Contudo, o montante do débito foi parcelado nos termos da EC 30/2000, com a consequente satisfação da dívida em dez parcelas.

Destarte, pago o valor devido de forma decomposta em razão da moratória constitucional, a cobrança de valores pagos com atraso e em montante menor, deve ser perpetrada através de precatório complementar, nos próprios autos da execução.

Isto porque, tratando-se de pagamento beneficiado pelo parcelamento do montante total da dívida em dez parcelas, tem-se, a princípio, que a Municipalidade procedeu a pagamentos de forma indevida e a destempo, não havendo que se falar, como é evidente, em constituição de novo precatório, senão apenas na complementação do próprio precatório originário, com adimplemento integral da dívida.

É o que se dessume do entendimento já exarado pelo STJ:

PROCESSUAL CIVIL. PRECATÓRIO COMPLEMENTAR. PROIBIÇÃO. INTERPRETAÇÃO TELEOLÓGICA DA VEDAÇÃO PREVISTA NO ART. 100, § 4º, DA CONSTITUIÇÃO, ACRESCENTADO PELA EMENDA CONSTITUCIONAL 37/2002. DIREITO SUPERVENIENTE DE NATUREZA CONSTITUCIONAL.
1. A interpretação literal do § 4º do art. 100 da CF (EC 37/2002) - de considerar simplesmente proibida, em qualquer circunstância, a expedição de precatório complementar ou suplementar, levaria a uma de duas conclusões, ambas absurdas: ou a de que estariam anistiadas de pagamento todas e quaisquer parcelas ou resíduos de dívidas objeto da condenação judicial não incluídas no precatório original; ou a de que o pagamento de tais resíduos ou parcelas seria feito imediatamente, sem expedição de precatório, qualquer que fosse o seu valor.
2. Assim, a proibição contida no citado dispositivo deve ter seus limites fixados por interpretação teleológica, de conformidade, aliás, com a expressa finalidade para que foi editado: a de evitar que, na mesma execução, haja a utilização simultânea de dois sistemas de satisfação do credor exeqüente: o do precatório para uma parte da dívida e o do pagamento imediato (sem expedição de precatório) para outra parte, fraudando, assim, o § 3º do mesmo art. 100 da CF. (AgRg no REsp nº 480.254-SP, Rel. Min. Teori Albino Zavascki, j. 26/08/03).

Apura-se que a vedação contida no § 4º, do artigo 100, da Constituição Federal, redação dada pela Emenda Constitucional nº 37/021, está limitada ao fracionamento, repartição ou quebra do precatório originário, de sorte que inaplicável ao caso, em que se tem o precatório complementar na busca do adimplemento integral da obrigação da Municipalidade.

Há julgados deste E. Tribunal de Justiça neste sentido:

AGRAVO DE INSTRUMENTO - Desapropriação - Expedição de precatório complementar para pagamento de saldo residual - Admissibilidade - A expedição de precatório complementar, no caso, não se enquadra na vedação trazida pelo artigo 100 e parágrafos da CF - Precedentes - Decisão mantida - Agravo improvido. (AI nº 0205698-57.2010.8.26.0000, Des. Leonel Costa, j. 11/01/11).

Requisitório Complementar. Se o débito exeqüendo não se encontra inteiramente pago, mas suspenso em razão da moratória, não há que se falar em aplicação da Emenda Constitucional n" 37/2002 ao introduzir o inciso IV, ao artigo 100, da Carta Magna, que impôs a expedição de novo precatório a ser incluído em nova proposta orçamentária, em conformidade com o artigo 100, I, da Carta da República, c.c. artigo 730, do CPC. (AI nº 0577676- 21.2010.8.26.0000, Des. Guerrieri Rezende, j. 14/03/11)

Desnecessária, outrossim, nova citação da Fazenda Pública, pois não se trata de processo de execução autônomo, mas de apuração de diferenças decorrentes de pagamentos a menor, matéria ligada à execução anteriormente iniciada com a citação da Fazenda Municipal, nos termos do artigo 730 CPC, devendo ser observada a regra da unicidade da execução.

Pelo exposto, dá-se parcial provimento ao recurso para determinar que a liquidação de eventuais diferenças, decorrentes do pagamento das parcelas com atraso ou a menor, se dê nos próprios autos da execução, com a expedição de precatório complementar.

REBOUÇAS DE CARVALHO

Relator

__________


________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...