MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. II Brazil Infrastructure Investments Forum é transmitido ao vivo de NY

II Brazil Infrastructure Investments Forum é transmitido ao vivo de NY

Da Redação

domingo, 23 de outubro de 2011

Atualizado em 21 de outubro de 2011 15:21


Fórum

II Brazil Infrastructure Investments Forum é transmitido ao vivo de NY

O II Brazil Infrastructure Investments Forum foi transmitido online e ao vivo de Nova Iorque (EUA) pela UniBrasil com o apoio do escritório Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados.

O evento foi realizado pela BACC - Brazilian-American Chamber of Commerce e teve como objetivo integrar autoridades, juristas e investidores, brasileiros e norte-americanos, para debater oportunidades de investimento no setor de infraestrutura brasileiro.

Melina Breckenfeld Reck, sócia do escritório, professora de Direito Econômico da UniBrasil, fez as seguintes considerações sobre o evento: "A transmissão online e ao vivo do II Brazil Infrastructure Investments Forum, evento realizado em Nova Iorque, foi uma oportunidade ímpar para os acadêmicos das Faculdades Integradas do Brasil e também para os operadores do Direito e de áreas correlatas de Curitiba."

Entre os temas tratados no Fórum, o Custo Brasil, a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. "Diante da atualidade dos temas e do promissor campo profissional, como inclusive tenho a oportunidade de constatar na condição de consultora jurídica em projetos financiados pelo BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, é importante a realização de eventos como esse e também que, nas próximas edições do evento, a UniBrasil continue oportunizando aos alunos e profissionais a possibilidade de assistir em tempo real eventos dessa qualidade", disse a sócia.

1º Painel: A Olimpíada de 2016 e a Copa de 2014: investimentos e legado

Palestra Ministro Márcio Fortes

Explicou a respeito da APO - Autoridade Pública Olímpica, tratando sobre as atividades que estão sendo desempenhadas pela APO, sobre a forma de atuação da APO considerando as peculiaridades da Federação Brasileira, sobre investimentos que estão sendo realizados no RJ, inclusive, em termos de transporte público, com a implantação de corredores BRT - Bus rapid transit tal como os existentes há anos em Curitiba/PR.

Palestra Ministro Benjamin Zymler

Na condição de Presidente do TCU, o ministro Zymler abordou as atribuições do TCU em relação a licitações, concessões e PPP. Enfatizou a importância do controle preventivo e concomitante do TCU, na medida em que possibilita a melhor utilização do dinheiro público com a significativa redução dos custos das obras de infraestrutura no Brasil. Nesse aspecto, destacou que medidas preventivas que vêm sendo adotadas pelo TCU têm gerado economias importantes, bem como o aperfeiçoamento da execução do orçamento público sem, todavia, haver a paralisação das obras.

O ministro Zymler também informou que o TCU participou das discussões que redundaram no RDC e, ainda, que esse regime, além de propiciar a tão almejada celeridade com a adoção de métodos mais rápidos, cria um ambiente de estabilidade e segurança jurídica no que se refere a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Elogiando o RDC, salientou que, recentemente, foi editado pela presidente o decreto que o regulamentou.

De outro lado, alertou que o TCU não abre mão de sua independência e autonomia, que exercerá plenamente suas competências, sem, no entanto, descurar que o escopo precípuo é contribuir, prevenir, colaborar para a obtenção de preços justos para a realização dessas obras, dentro de um ambiente de segurança jurídica sem surpresas e sobressaltos e considerando sempre a necessidade de respeito ao princípio republicano.

2º Painel: Perspectivas dos setores de transporte e logística no Brasil

Palestra Marçal Justen Filho

A palestra foi iniciada com a afirmação de que, atualmente, o Brasil possui um regime democrático sólido e também um sistema normativo bem elaborado, o que afasta totalmente a denominação pejorativa de República das Bananas. Ressaltou, outrossim, que a regulamentação aplicável a investimentos de infraestrutura é bastante sistemática, seguindo a tradição europeia.

Ressaltou que, no Brasil, têm sido feitos investimentos em transporte público e que uma das grandes dificuldades, em termos de infraestrutura, é a efetiva integração entre os modais de transporte.

Ademais, destacou a importância da concessão tradicional e das PPPs para a solução dos problemas de infraestrutura no Brasil, inclusive nesse sentido mencionou a recente adoção da concessão para atividades aeroportuárias e ainda a tradição brasileira de utilização do regime jurídico das concessões.

Ao responder pergunta formulada após a apresentação, salientou a conveniência de ser utilizado, nas licitações para concessões, o critério de julgamento da melhor tarifa, possibilitando, assim, a tão almejada tarifa módica, todavia destacou que há casos em que se faz necessária a adoção de critério misto, isto é, melhor tarifa conjugado com a previsão de valor de outorga a ser pago pelo vencedor da licitação ao Poder Público.

Palestra Marcos Pinto

Explicando inicialmente ser um advogado que se transformou em economista, Marcos Pinto afirma que o chamado "Brasil do Futuro" já chegou, que os desafios de infraestrutura são muito grandes, bem como apresentou gráficos e dados para comprovar suas afirmações.

Enfatizou, de um lado, que o Poder Público sozinho não tem condições de resolver esses gargalos e, de outro lado, que o setor privado é eficiente, conforme comprovam pesquisas de satisfação dos usuários, e pode contribuir muito para a solução desses problemas, daí a importância, segundo ele, das concessões e das PPPs, mecanismos que não poderiam ser identificados pejorativamente com a expressão privatização.

3º Painel - Arbitragem em setores regulados

Palestra Ministro João Otávio Noronha

O ministro corregedor do STJ salientou, inicialmente, que a lei 9.307/96, que dispõe sobre a arbitragem no Brasil, foi declarada constitucional pelo STF e tem sido amplamente utilizada no Brasil.

Com relação à possibilidade de entes públicos submeterem-se a arbitragem, lembrou que o STJ, por ocasião do julgamento do REsp 612.439, admitiu essa possibilidade e que não se faz necessária a edição de lei específica, podendo ser aplicada a lei 9.307/96.

Em relação a contratos firmados com entes públicos, destacou que o compromisso arbitral integra a equação econômico-financeira do contrato, não podendo ser unilateralmente desconsiderada pelo poder público. Afinal, segundo ele, o particular, ao formular sua proposta de preço, considera a previsão de arbitragem e suas vantagens em termos de segurança e de celeridade.

Por fim, não somente em razão do previsto no Estatuto da Advocacia, mas também em virtude de peculiaridades procedimentais, culturais, destaca a importância de os investidores estrangeiros contratarem advogados brasileiros para atuarem nas arbitragens realizadas no Brasil.

Palestra Alden Atkins

Durante suas considerações, enfatizou que o Brasil é uma opção favorável e aceitável para a realização de arbitragem, bem como que a legislação brasileira sobre arbitragem é bem redigida e adequada.

Palestra Mauricio Gomm Santos

Destacou não somente o importante papel desempenhado pelo STJ para a consolidação da arbitragem no Brasil e para a criação de um ambiente propício para a arbitragem, inclusive por conta da competência que lhe é atribuída pelo art. 105, I, i da CF/88, mas também a relevância da presença do ministro João Otávio no evento.

Enfatizou que os investidores procuram estabilidade política, econômica e jurídica, daí a importância da arbitragem e de o Brasil possuir uma democracia sólida.

4º Painel - Oportunidade e desafios da infraestrutura no Brasil

O ministro Paulo Bernardo, em razão de compromissos inadiáveis no Ministério das Comunicações, não pode ir a NY, motivo pelo qual foi transmitido vídeo em que o ministro paranaense faz relato acerca dos investimentos que o governo Federal têm realizado principalmente em razão do PAC, bem como elogia o também paranaense Marçal Justen Filho pela realização do evento.

__________

__________

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA