MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF reconhece proteção constitucional de oposição da minoria

STF reconhece proteção constitucional de oposição da minoria

Em recente decisão

Da Redação

sexta-feira, 22 de julho de 2005

Atualizado em 21 de julho de 2005 10:41

 

Oposição da minoria

 

STF reconhece proteção constitucional de oposição da minoria

 

Em recente decisão, o STF reconheceu o direito de oposição da minoria que, mesmo em representação inferior, tem o poder de investigar o Executivo. Por seu pleno, esse tribunal julgou que, demonstrado o atendimento aos requisitos do parágrafo 3º do artigo 58 da Constituição Federal, constitui-se o direito da oposição à instalação da CPI independentemente da indicação de seus membros pelos líderes partidários, ausência que se impunha ser suprida pela nomeação direta por parte do presidente do Senado Federal. O relator ministro Celso de Mello - em julgamento dos Mandados de Segurança (MS)  ns. 24831/DF e 23.845/DF a 24.849/DF  - explicitamente admitiu a oposição como instituição política e direito constitucional,  e corolário direto do princípio democrático.

 

O sócio Fábio Barbalho Leite, do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia, explica que o controle judicial de atos do Parlamento sempre envolve questões delicadas, tocando os limites necessários do controle do Direito sobre a política, que é criadora  do próprio Direito.  Omissões do Judiciário ora atendem ao necessário acato ao princípio democrático e à manifestação legítima da maioria, ora também podem produzir a chancela ao autoritarismo da maioria.  Barbalho Leite afirma que "as dificuldades em solucionar as tensões entre valores constitucionais envolvidos em tais situações não justificam o distanciamento do Judiciário com relação a tais questões". 

 

"É sempre necessário que o Judiciário analise caso a caso para que se faça respeitar os direitos das minorias e a atuação intimorata da oposição, instituições imprescindíveis à caracterização de um Estado Democrático de Direito", diz o sócio. Segundo ele, em tais casos, "a proteção do Judiciário ao direito de oposição e às minorias é tanto mais relevante quando lembrada a tão corriqueira situação de quase unanimidade do governo em pequenos e médios municípios, quando a oposição, se existente e se exercida, é representada na figura de um ou pouco mais vereadores".

___________

 

Fonte: Edição nº 163 do Litteraexpress - Boletim informativo eletrônico da Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia.

 

 

 

 

 

 

_____________

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA