MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP pede à Câmara prorrogação da vigência da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas

OAB/SP pede à Câmara prorrogação da vigência da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas

A OAB/SP solicitou ao deputado Arnaldo Faria de Sá, presidente da Frente Parlamentar dos Advogados na Câmara dos Deputados, a apresentação urgente de um PL que prorrogue em ao menos seis meses a entrada em vigor da lei 12.440/11, que estabelece a CNDT - Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, um cadastro de condenações da Justiça do Trabalho não cumpridas. A previsão é que a norma passe a vigorar a partir de 4/1/12.

Da Redação

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Atualizado às 08:02


Justiça do Trabalho

OAB/SP pede à Câmara prorrogação da vigência da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas

A OAB/SP solicitou ao deputado Arnaldo Faria de Sá, presidente da Frente Parlamentar dos Advogados na Câmara dos Deputados, a apresentação urgente de um PL que prorrogue em ao menos seis meses a entrada em vigor da lei 12.440/11 (clique aqui), que estabelece a CNDT - Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, um cadastro de condenações da JT não cumpridas. A previsão é que a norma passe a vigorar a partir de 4/1/12.

Luiz Flávio Borges D'Urso, presidente da seccional, justifica o pedido afirmando que o TRT da 2ª região concentra quase 50% das ações trabalhistas no país, mas não tem número de funcionários nem estrutura suficientes para implantar o sistema no prazo, sem cessar o trabalho forense e jurisdicional.

"Considerando mais, que se trata de um cadastro e sistema nacional, ficará inviável o início de sua atividade sem a participação do Tribunal de SP", afirmou o presidente D'Urso no pedido.

Na semana passada, o TRT editou a portaria 62/11, que suspendeu o trabalho forense por tempo indeterminado para a realização de levantamento para o CNDT. A medida gerou polêmica e a OAB/SP criou uma Comissão, com participação da AASP e do IASP, que debateu com a presidência do Tribunal os prejuízos que seriam provocados com a suspensão, conseguindo a retomada das atividades.

Considerando o pedido, o TRT editou quinta-feira, 20, a portaria 64/11, revogando o art. 6 da portaria 62/11, que determinava a suspensão. O texto mantém suspensos os prazos processuais na primeira instância, devido à greve dos servidores da JF, que, segundo o desembargador Nelson Nazar, presidente da corte, tem adesão superior a 90%.

_________

_________
________

Leia mais - Notícias

  • 21/10/11 - Nova portaria determina retorno das atividades no TRT da 2ª região - clique aqui.

  • 20/10/11 - Corregedora do TRT/SP demonstra surpresa com repercussão de paralisação - clique aqui.

  • 14/10/11 - Alterado funcionamento do TRT da 2ª região - clique aqui.

Leia mais - Amanhecidas

  • 17/10/11 - ???? - III - Como a paralisação, publicada sexta-feira para começar a valer a partir de hoje, foi feita por meio de portaria elaborada, digamos, de afogadilho, dá tempo ainda do TRT dizer que tudo não passou de um mal entendido e tratar de rapidamente anular o ato - clique aqui.

  • 17/10/11 - ???? - II - Na sexta-feira, com o mesmo título desta nota ("????"), divulgamos que o TRT da 2ª região iria paralisar suas atividades para se dedicar à criação do banco de dados de empresas e pessoas físicas com débitos trabalhistas - clique aqui.

  • 14/10/11 - ???? - Portaria publicada hoje altera o funcionamento do TRT da 2ª região - clique aqui.

________

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA