MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Busato: PF não está acima da lei

Busato: PF não está acima da lei

Leia a íntegra da declaração do presidente da OAB

Da Redação

sexta-feira, 22 de julho de 2005

Atualizado às 08:43

 

Busato: PF não está acima da lei

 

"Ninguém está acima da lei, nem a polícia". Com esta afirmação, o presidente nacional da OAB, Roberto Busato, comenta o anunciado protesto que a PF programa para hoje contra o Movimento pela Legalidade, contra O arbítrio e a Corrupção, lançado pela Seccional da OAB/SP, Fiesp, entre outras entidades. "O que a advocacia exige é o cumprimento da lei e o respeito às suas prerrogativas, que são prerrogativas do cidadão", acrescentou Busato, ao defender os objetivos do movimento que congrega advogados, empresários e diversos segmentos da sociedade brasileira contra excessos nas operações da PF.

 

O presidente nacional da OAB ressaltou que a entidade sempre foi favorável a uma Polícia Federal "forte, respeitável e ativa". Mas observou que o País precisa "partir para um processo contra a impunidade e não para um processo de ilegalidade". Para ele, as invasões de escritórios e a violação das prerrogativas dos advogados, criticados pela OAB, constituem excessos nas ações da PF que precisam ser combatidos e corrigidos.

 

A seguir, a íntegra da declaração do presidente da OAB: 

"A Polícia Federal é uma instituição que a Ordem sempre preservou. Mas, ultimamente, o que a Ordem tem criticado são alguns excessos por parte da PF. Nós pretendemos que a PF seja uma entidade forte, respeitável, ativa e que realmente puna aqueles que denigrem este País. O Brasil precisa partir para um processo contra a impunidade, mas não para um processo de ilegalidade. Ninguém está acima da lei, nem a polícia. Não queremos que um excesso de ação seja inimigo da razão da própria ação, e é isso que a polícia tem que entender. O que a advocacia exige é que haja o cumprimento da lei, que haja respeito às prerrogativas da advocacia porque são prerrogativas do cidadão, que haja respeito à inviolabilidade do escritório do advogado porque este é um princípio mundial, um princípio de garantia dos direitos civis, é isso que nós queremos. No mais, desejamos uma polícia forte, uma polícia respeitável e que seja absolutamente ativa e eficiente, para o bem do País".

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...