MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Declaração de inconstitucionalidade não pode ser pedido principal em ACP
ACP

Declaração de inconstitucionalidade não pode ser pedido principal em ACP

O Plenário do STF deu provimento à RCL 1503, ajuizada na Corte contra decisão que concedeu medida cautelar em ACP que buscava a declaração de inconstitucionalidade de uma lei Federal. A decisão questionada foi tomada por juiz federal da 22ª vara da seção Judiciária do DF. Para os ministros, a declaração de inconstitucionalidade da norma era o pedido principal da ACP.

Da Redação

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Atualizado às 08:56

ACP

Declaração de inconstitucionalidade não pode ser pedido principal em ACP

O Plenário do STF deu provimento à RCL 1503, ajuizada na Corte contra decisão que concedeu medida cautelar em ação civil pública que buscava a declaração de inconstitucionalidade de uma lei Federal. A decisão questionada foi tomada por juiz federal da 22ª vara da seção Judiciária do DF. Para os ministros, a declaração de inconstitucionalidade da norma era o pedido principal da ACP.

A ACP buscava declarar inconstitucional a lei 9.688/98 (clique aqui), que trata do aproveitamento de censores Federais como delegados. A RCL 1503 começou a ser julgada em março de 2002, quando o relator original da ação, ministro Carlos Velloso (aposentado), votou pela improcedência do pleito, ao entender que o pedido de declaração de inconstitucionalidade era incidental ao pedido principal da ACP.

O julgamento foi retomado na sessão desta quinta-feira, 17, com o voto do ministro Dias Toffoli, para quem a declaração de inconstitucionalidade postulada nos autos da ação civil pública não seria pleito incidental, e sim o pedido principal da demanda. De acordo com o ministro, a ACP não tinha outro pedido que não fosse a declaração de inconstitucionalidade da lei.

O ministro Dias Toffoli disse entender que o ajuizamento da ACP perante o juízo Federal, com essa finalidade, caracterizaria usurpação da competência da Corte. Com esse argumento, o ministro votou pela procedência da reclamação. Todos os ministros presentes à sessão acompanharam o voto do ministro Dias Toffoli. A mesma decisão foi aplicada à reclamação 1519.

__________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...