MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB anuncia os 90 melhores cursos de Direito do país
Ensino jurídico

OAB anuncia os 90 melhores cursos de Direito do país

O presidente da Ordem Ophir Cavalcante anunciou a edição do Selo OAB de 2011.

Da Redação

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Atualizado às 13:56

O presidente da OAB, Ophir Cavalcante, anunciou hoje a edição do Selo OAB de 2011, com a indicação dos cursos de Direito avaliados pelo Conselho Federal da OAB como os de melhor qualidade do país, estado por estado.

Num universo de 1.210 cursos existentes no Brasil atualmente, apenas 90 cursos, ou 7,4%, acabaram sendo recomendados pelo Selo OAB como cursos de destacada qualidade. A OAB outorgará a premiação aos cursos destacados.

O Estado de SP teve a maior quantidade de cursos que irão receber o selo de qualidade da OAB, ao todo 14. MG vem logo depois, com 11 cursos, seguido dos estados do PR, 8 cursos, BA, 6 cursos, RJ e RS, 5.

Durante a XXI Conferência Nacional dos Advogados, realizada em Curitiba de 20 a 24/11, Ophir Cavalcante abordou a importância do selo de qualidade dos cursos jurídicos no país.

Veja abaixo a tabela de classificação dos cursos:

Do total de cursos de Direito do país, 791 foram avaliados depois de preencherem os pré-requisitos de ter participado dos três últimos exame de Ordem unificados, sendo que cada um precisou ter, no mínimo, 20 alunos participando de cada Exame.

Em seguida, para apurar os 90 cursos de qualidade recomendada, a Comissão Especial - integrada por advogados, que são professores e especialistas em educação jurídica - utilizou como instrumentos de avaliação uma ponderação dos índices obtidos por eles em aprovação nos exames de Ordem (2010.2, 2010.3 e 2011.1) e no conceito obtido no último Enade, realizado em 2009. Dentre as 27 unidades da Federação que tiveram seus cursos de Direito avaliados, dois Estados não tiveram nenhum recomendado: AC e MT. Os cursos desses dois Estados não atingiram a nota mínima dentro dos critérios de avaliação da OAB ou estão submetidos a processos de supervisão do MEC, ou, ainda, tiveram parecer desfavorável da Comissão Nacional de Educação Jurídica da OAB Nacional durante a análise dos processos de reconhecimento ou de renovação.

Clique aqui para conferir o documento completo da avaliação.

___________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas