MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/PR

OAB/PR

Leia as novidades do mundo jurídico paranaense

Da Redação

terça-feira, 2 de agosto de 2005

Atualizado às 08:17

 

 

OAB/PR

 

Leia abaixo as novidades desta semana do mundo jurídico paranaense.

 

Pesquisa

 

A maioria dos advogados de Curitiba desaprova os serviços prestados pelos cartórios judiciais. A insatisfação está demonstrada numa pesquisa, cujos resultados foram entregues na quinta-feira passada pelos presidentes da OAB/PR, Manoel Antonio de Oliveira Franco, e da OAB/Curitiba, Marlus Arns de Oliveira, ao corregedor-geral da Justiça do Estado do Paraná, desembargador Carlos Augusto Hoffmann. O secretário da Associação de Serventuários da Justiça, Mário Martins, também participou da visita à Corregedoria.


Comissão

 

A OAB/PR encaminhou ao presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Tadeu Marino Loyola Costa, uma proposta de criação de uma comissão permanente para apurar, discutir e solucionar problemas relativos ao funcionamento dos fóruns de Curitiba e à informatização das serventias forenses. A comissão seria formada por representantes da Magistratura Estadual, da OAB e da Associação dos Serventuários da Justiça.

 

Alerta

 

Os funcionários da Sala da OAB no Fórum Cível de Curitiba não estão autorizados a protocolar processos e petições. Esta é uma atribuição exclusiva dos cartórios de 1.ª instância de todas as comarcas. Os advogados que atuam em outras cidades e necessitam ingressar com a documentação nas varas da capital devem utilizar o Protocolo Judicial Integrado, serviço disponível nos cartórios do interior.

 

Direitos do Idoso

 

A Comissão dos Direitos do Idoso da OAB/PR promove no próximo dia 5/8 (sexta-feira), às 8h30, na Escola Superior de Advocacia (rua João Gualberto, 916), mais uma edição do programa "Diálogos da OAB/PR sobre os Direitos do Idoso". O tema em discussão será "O Idoso e o Direito à Saúde", com a participação de advogados, assistentes sociais, profissionais da área de saúde e pessoas da comunidade.

 

Homenagem

 

O advogado paranaense José Cid Campêlo receberá, na próxima quarta-feira (3/8), em Florianópolis, homenagem da Seção catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil. José Cid Campêlo foi presidente da OAB/PR, conselheiro federal da OAB, integrante da comissão nacional que reformulou o Código de Ética e Disciplina dos Advogados e coordenador nacional da implantação do Exame de Ordem, em 1996.

 

Direitos da criança

 

A advogada Marta Marília Tonin foi designada pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, para presidir a Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente do Conselho Federal da OAB. A primeira reunião será no próximo dia 8, em Brasília.

____________

* Notícias extraídas do Informativo Virtual OAB/PR n° 69.






___________