MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Desembargador Ivan Ricardo Garisio Sartori é eleito presidente do TJ/SP
Poder Judiciário de SP

Desembargador Ivan Ricardo Garisio Sartori é eleito presidente do TJ/SP

O desembargador Ivan Ricardo Garisio Sartori foi eleito hoje, 7, presidente do TJ/SP com 164 votos. O outro candidato e atual presidente do Tribunal bandeirante, desembargador José Roberto Bedran, recebeu 147 votos.

Da Redação

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Atualizado às 15:37

Poder Judiciário de SP

Desembargador Ivan Ricardo Garisio Sartori é eleito presidente do TJ/SP

O desembargador Ivan Ricardo Garisio Sartori foi eleito hoje, 7, presidente do TJ/SP com 164 votos. O outro candidato e atual presidente do Tribunal bandeirante, desembargador José Roberto Bedran, recebeu 147 votos.

Para a Corregedoria Geral da Justiça o eleito é o desembargador José Renato Nalini, com 210 votos, que concorreu no segundo turno com o desembargador Hamilton Elliot Akel, que obteve 90 votos.

O desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini, que era candidato único para a vice-presidência do TJ/SP, já havia sido eleito com 273 votos no primeiro turno, que aconteceu hoje pela manhã, das 9 horas às 12h.

A votação do segundo escrutínio teve início às 13h e terminou às 15h. Em processo eletivo totalmente informatizado, doze urnas foram colocadas à disposição dos 353 desembargadores que compõem o Tribunal Pleno.

Apesar de os mandatos terem validade por dois anos, a última eleição para os cargos de direção do TJ/SP aconteceu em março deste ano com a vitória dos desembargadores José Roberto Bedran, para presidência; José Santana, para vice-presidência, e Maurício da Costa Carvalho Vidigal, para a corregedoria. Isso aconteceu em razão do falecimento do presidente Antonio Carlos Viana Santos, em janeiro de 2011, e das aposentadorias dos desembargadores Marco César Müller Valente (vice-presidente) e Antonio Carlos Munhoz Soares (corregedor), eleitos para o biênio 2010-2011.

A nova direção do TJ/SP assumirá os cargos em janeiro de 2012, biênio 2012/2013. Veja abaixo um breve currículo dos candidatos.

Presidente TJ/SP

O desembargador Ivan Ricardo Garisio Sartori é integrante da 13ª câmara de Direito Público, nasceu em 1957 na cidade de São Paulo. Formou-se em 1979 da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, ingressando na magistratura em 1980, nomeado para a 62ª circunscrição Judiciária, com sede em Orlândia. Também foi juiz nas comarcas de Bariri, São Bernardo do Campo, Mogi das Cruzes e em São Paulo. Foi promovido a desembargador do TJ/SP em 2005.

Vice-presidente

O desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini nasceu em 1944 na cidade de SP. É bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da USP, turma de 1967. Ingressou na magistratura em 1969, nomeado para a 41ª circunscrição Judiciária, com sede em Jaboticabal. Atuou em Itu, Iguape, Pidamonhangaba e Diadema, até chegar à capital em 1976. É desembargador do TJ desde 1993.

Corregedor Geral da Justiça

O desembargador José Renato Nalini é natural da Jundiaí, nasceu em 1945 e formou-se em 1970 pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Campinas. Tomou posse na magistratura em 1976, nomeado para a 13ª circunscrição Judiciária, com sede em Barretos. Ao longo da carreira também trabalhou nas comarcas de Monte Azul, Itu, Jundiaí e na capital. Assumiu o cargo de desembargador em 2004.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas