MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogados reprovam serviços de cartórios judiciais

Advogados reprovam serviços de cartórios judiciais

Uma pesquisa realizada pela OAB/PR

Da Redação

quarta-feira, 3 de agosto de 2005

Atualizado em 2 de agosto de 2005 10:45

 

 

 

Advogados reprovam serviços de cartórios judiciais

 

Resultado de pesquisa será encaminhado ao TJ

 

A maioria dos advogados de Curitiba desaprova os serviços prestados pelos cartórios judiciais dos Fóruns Cível e de Família da cidade. Os resultados de uma pesquisa realizada pela OAB/PR e a OAB Curitiba mostram a insatisfação dos profissionais do direito quanto à organização das serventias e ao atendimento oferecido. Um ofício com as principais reivindicações dos advogados foi encaminhado pelos presidentes da OAB/PR, Manoel Antonio de Oliveira Franco, e da OAB/Curitiba, Marlus Arns de Oliveira, ao corregedor-geral da Justiça do Estado do Paraná, desembargador Carlos Augusto Hoffmann, na última quinta-feira.

 

A consulta, aplicada no período de 1.º a 15/6, foi a primeira ação da Campanha pela Melhoria no Atendimento dos Cartórios Judiciais. A expectativa é que, com as sugestões apontadas, medidas efetivas possam ser implantadas para melhorar o atendimento nos cartórios judiciais.

 

Horários

 

No que diz respeito ao horário, a pesquisa mostrou que 78% dos entrevistados defendem um atendimento exclusivo aos advogados e estagiários inscritos na OAB/PR, pela manhã, das 8h30 às 11h. Para 83% dos advogados ouvidos, o período de atendimento ao público também deveria ser ampliado. A opção considerada mais adequada pela maioria dos entrevistados seria o atendimento ininterrupto das 9h às 17h.

 

Outra reclamação identificada na consulta se refere ao horário de início das atividades nos postos bancários internos. Para 96% das pessoas que responderam a pesquisa, os horários de atendimento nos bancos e cartórios devem coincidir. Hoje, os advogados precisam esperar a abertura dos postos bancários para somente depois dar continuidade a determinados procedimentos nos cartórios.

 

A demora do atendimento nos balcões é considerada o principal obstáculo imposto pelos cartórios judiciais ao exercício diário da advocacia. O problema foi citado por 86% dos entrevistados. Para 83% dos advogados, a demora no andamento dos feitos é uma das principais falhas do serviço.

 

A pesquisa foi respondida por 1.014 profissionais, o que equivale a cerca de 15% dos profissionais que exercem a advocacia em Curitiba. Além de responderem as questões objetivas, alguns advogados apresentaram críticas a outros serviços que consideram insatisfatórios.

 

Efeitos

 

Para o presidente da OAB/PR, Manoel Antonio de Oliveira Franco, os resultados da pesquisa podem orientar mudanças do atendimento nos fóruns. "Pretendemos colaborar com a direção do poder judiciário paranaense, apresentando soluções, ainda que possam ser consideradas paliativas, para a solução dos problemas existentes na estrutura das serventias forenses", afirma Oliveira Franco. "Esperamos que o advogado, como parte essencial da administração da justiça, seja recepcionado de forma digna e respeitado para bem executar as suas tarefas como a nossa nobre profissão requer."

 

A mobilização dos advogados começou com o lançamento simbólico da campanha em 1/6, no Fórum Cível de Curitiba. Até 15/6, os advogados foram convidados a responder a pesquisa. Segundo o presidente da OAB/Curitiba, Marlus Arns de Oliveira, o resultado é apenas uma primeira etapa para a melhoria dos serviços nas serventias judiciais. "A pesquisa retratou a situação crítica atualmente enfrentada pelos advogados nos cartórios judiciais e demonstrou que medidas urgentes devem ser adotadas. Com base nos dados, elaboramos uma pauta de reivindicações que será levada à ASSEJEPAR  e ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná para que adotem as providências cabíveis", diz. "A OAB continuará alerta para que, desta vez, as mudanças solicitadas realmente sejam implantadas."

________

 

O que pensam os advogados

 

Confira alguns resultados que indicam a opinião dos advogados:

 

83% dos advogados entrevistados querem a ampliação do horário de atendimento ao público nos cartórios judiciais.

 

96% gostariam que os postos bancários dos fóruns funcionassem no mesmo horário dos cartórios.

 

86% dos entrevistados reclamam da demora para o atendimento nos balcões.

 

83% consideram a demora no andamento dos feitos um dos principais problemas nas serventias estaduais.

 

73% dos advogados dizem que os funcionários dos cartórios judiciais são despreparados para o atendimento a profissionais do direito.

 

71% dos entrevistados considera que há demora na publicação de decisões.

 

52% classificam como ruim o atendimento prestado nos juizados

especiais. 

__________

 

 

 

____________

 

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA