MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Cuidados digitais" para as compras de fim de ano na web
Dicas de compras

"Cuidados digitais" para as compras de fim de ano na web

Ao optar por adquirir produtos em uma loja online, é preciso tomar alguns cuidados especiais para não virar um alvo de hackers e golpistas.

Da Redação

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Atualizado em 14 de dezembro de 2011 17:39

Dicas online

"Cuidados digitais" para as compras de fim de ano na web

A multiplicação das compras online somada ao aquecimento do comércio nacional em decorrência das festas de Natal e Ano Novo tornam o período de fim de ano uma ocasião propícia para os crimes eletrônicos.

Por este motivo, ao optar por adquirir produtos em uma loja online, é preciso tomar alguns cuidados especiais para não virar um alvo de hackers e golpistas.

Segundo os advogados Rony Vainzof e Marcos Gomes da Silva Bruno, sócios do escritório Opice Blum Advogados Associados, algumas medidas podem evitar problemas na hora de comprar pela web. São elas:

1. Certifique-se de que o site é verdadeiro e verifique seu certificado digital. Confirme também se a empresa é confiável, se ela disponibiliza seu CNPJ na página online, se existem reclamações dela no Procon e se parentes e amigos recomendam-na;

2. Mantenha o antivírus ativo e atualizado, e o utilize em qualquer arquivo que baixar ou dispositivo que conectar ao seu computador;

3. Tenha um firewall como uma barreira de proteção, ele controla o tráfego de dados entre seu computador e a internet;

4. Senhas são pessoais e intransferíveis (cartão de segurança, token e certificado digital). Não utilize o seu nome de usuário, datas comemorativas, uma palavra completa e senhas anteriores. Prefira usar caracteres de letras maiúsculas, minúsculas e símbolos do teclado: @$%!;

5. Não efetue transações em computadores públicos ou que você não tenha certeza da segurança (lan houses, hotéis). Os equipamentos podem estar configurados para salvar a digitação do teclado e enviar os seus dados para fraudadores;

6. Evite pagar antecipadamente pela encomenda. Prefira efetuar o pagamento no ato da entrega do produto, com cartão de crédito, cheque ou vale postal;

7. É importante que a empresa tenha um canal de retorno: endereço físico, telefone ou e-mail.

Segundo a consultoria E-Bit, empresa especializada em informações para o setor, as vendas online devem crescer nominalmente 20% em relação a 2010, alcançando um valor de cerca de 2,6 bilhões de reais. O número de pedidos deverá ser 25% maior se comparado a 2010 e o tíquete médio deve manter-se em torno de 350 reais.

Atentos a esse crescimento, os fraudadores estão migrando, continuamente, para o meio virtual. Disso decorre a necessidade do consumidor conhecer as principais modalidades de golpe, para evitar cair em armadilhas.

Por isso, fica a recomendação: nas compras realizadas em lan houses, e em computadores públicos, deve-se ter atenção ainda maior, uma vez que eles podem estar configurados para capturar a digitação no teclado, enviando seus dados a fraudadores, incluindo nome, CPF, endereço de entrega, informações bancárias, dentre outros. Igual cautela deve-se ter com conexões sem fio desconhecidas, que podem ter sido habilitadas com o intuito de capturar as informações enviadas.

"No caso de compras coletivas, outra forma de negociação online, além de atentar para os aspectos de segurança acima, é necessário conhecer e compreender as regras específicas de cada oferta, que incluem os dias de utilização, se é necessário reserva, possibilidade do voucher comprado ser usado por outra pessoa, dentre outros", afirma Marcos Gomes da Silva Bruno.

__________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas