MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Crimes Digitais"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Crimes Digitais"

Veja quem ganhou o livro "Crimes Digitais" (Saraiva - 242p.).

Da Redação

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Atualizado em 22 de dezembro de 2011 08:25

 

Sorteio de obra

 

O que são os "Crimes Digitais" (Saraiva - 242p.) ? O livro de Marcelo Xavier de Freitas Crespo apresenta uma aproximação conceitual, fenomenológica, para as práticas ilícitas relacionadas às novas tecnologias.

 

Recente estudo, conduzido em 14 países pela empresa de segurança na Internet Symantec, revelou que 2/3 dos internautas de todo o mundo já foram vítimas de crimes digitais. Segundo a pesquisa, no Brasil, um crime digital demora em média 43 dias para ser solucionado, causando um prejuízo estimado de US$ 1.408,09. Ainda de acordo com o levantamento, 1/4 dos entrevistados teme ser vítima de crimes digitais no futuro, e pouco menos da metade daqueles que foram ludibriados afirma ter informado a polícia.

Observando o quadro atual, e ciente da escassez de obras brasileiras que abordem a criminalidade informática - grande parte dessa doutrina ainda analisa o assunto sob a perspectiva clássica do direito penal, relacionando, de maneira simplista, a tecnologia aos delitos já tipificados em nosso ordenamento -, Marcelo Xavier de Freitas Crespo apresenta o livro Crimes Digitais, derivado da dissertação com a qual obteve o título de mestre em Direito pela Universidade de São Paulo.

O autor se propõe a enfrentar questões polêmicas, inclusive aquelas sobre condutas ainda não tipificadas, porém passíveis de incriminação, haja vista seu grande potencial danoso ou periculoso, caso dos acessos não autorizados e da disseminação de vírus. Paralelamente, analisa a evolução tecnológica e a transformação social reflexa, especialmente aquela vinculada ao direito penal.

Em linguagem clara, fluida, o livro é recomendado a todos os que busquem fonte de informações atualizada sobre esse tema dinâmico e vanguardista do direito penal.

Sobre o autor :

Marcelo Xavier de Freiras Crespo é mestre e doutorando em Direito Penal pela USP. Professor de especialização em Direito Penal e Processo Penal da Escola de Direito de Campo Grande - EDCG, da Faculdade de Educação de Atibaia - FAAT e da EPD - Escola Paulista de Direito; de especialização em Direito Eletrônico e Inteligência Cibernética da Faculdade Autônoma de Direito - FADISP e do MBA em Direito Eletrônico da EPD. Consultor em Direito Eletrônico e Digital, com ênfase em boas práticas tecnológicas para ambientes familiares, escolares e corporativos. Advogado.

__________

 Ganhador :

 

Regis Salerno de Aquino, advogado da Cutrale, de Araraquara/SP

_________

__________

Adquira já o seu :