MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "A Sombra da Mãe - Psicanálise e Vara de Família"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "A Sombra da Mãe - Psicanálise e Vara de Família"

Veja quem ganhou a obra "A Sombra da Mãe - Psicanálise e Vara de Família" (Casa do Psicólogo - 149p.), de Cláudia Suannes.

Da Redação

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Atualizado em 16 de janeiro de 2012 10:02

 

Sorteio de obra

 

Em sua obra "A Sombra da Mãe - Psicanálise e Vara de Família" (Casa do Psicólogo - 149p.), Cláudia Suannes usa de sua experiência como psicóloga da Vara de Família para refletir sobre a identidade feminina e a maternidade, a partir de casos que foram parar na Justiça envolvendo a disputa sobre a guarda de filhos.

 

"Cláudia Suannes harmoniza neste livro duas frentes de investigação. E o faz de modo tão hábil que seu objeto acaba por se unificar. Ao teorizar sobre a condição da mulher - algo que faz dentro da mais lúcida tradição psicanalítica, que denuncia a falácia da "naturalidade" do feminino e da maternidade - a autora lança um olhar inteligente e agudo para o próprio instrumento de que dispõe, que é o setting da perícia psicológica no âmbito do poder judiciário. É assim que também este instrumento de "produção de verdade" é submetido a uma análise crítica de seu modelo, inspirado em áreas alheias às ciências humanas. Mas tal questionamento não se detém numa crítica estéril, e eis aí a virtude maior deste trabalho.

 

A autora aponta caminhos, demonstrando como a psicanálise, na extensão inteligente e sensível de seu método para um campo além da clínica stricto sensu, pode fazer com que a verdade produzida pelo sujeito avaliado seja transformadora para ele próprio. Trata-se de uma autêntica revolução operada no conceito de "produção de verdade" apontando para uma eficácia da perícia que, subvertendo sua definição restrita, faz com que ela melhor se preste ao propósito da justiça". Flávio Carvalho Ferraz

Sobre a autora :

Cláudia Suannes é psicóloga e psicanalista. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/SP. Membro do Instituto de Psicanálise da SBPSP e professora de curso de Psicologia Jurídica do Instituto Sedes Sapientiae.

__________

 Ganhador :

 

Pedro Luiz Tiziotti, advogado em Brasília/DF