MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Liminar libera 11 pessoas da obrigatoriedade de pagar o IPVA
IPVA

Liminar libera 11 pessoas da obrigatoriedade de pagar o IPVA

O juiz de Direito Cláudio Abujamra, da 2ª vara da Fazenda Pública de Bauru/SP, deferiu liminar pleiteada por um grupo de 11 pessoas para que fossem liberadas da obrigatoriedade de pagar o IPVA

Da Redação

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Atualizado às 08:28

Tributo

Liminar libera 11 pessoas da obrigatoriedade de pagar o IPVA

O juiz de Direito Cláudio Abujamra, da 2ª vara da Fazenda Pública de Bauru/SP, deferiu liminar pleiteada por um grupo de 11 pessoas para que fossem liberadas da obrigatoriedade de pagar o IPVA.

Os demandantes alegam que a cobrança se fez antes do fato gerador do tributo; que foi feito de ofício, quando a lei determina seja feito por homologação; e que da notificação não constou dados essenciais, como base de cálculo, alíquota e identificação da autoridade responsável.

O magistrado considerou que as notificações dos lançamentos não permitem aos contribuintes a perfeita compreensão do tributo. E ressaltou, ainda, que a decisão liminar apenas suspende a exigibilidade do crédito tributário e não "acarreta sacrifício maior aos interesses do Fisco, pois, se julgada improcedente a ação, ainda assim será possível a cobrança dos tributos".

Veja abaixo a íntegra da decisão.

_______

Recebi os autos conclusos em 10/01/2012.

Os impetrantes alegam que o lançamento é inválido, pois:

a)- se fez antes do fato gerador do tributo;

b)- foi feito de ofício, quando a lei determina seja feito por homologação;

c)- da notificação não constou dados essenciais, como base de cálculo, alíquota e identificação da autoridade responsável.

Pretendem, em sede de liminar, a suspensão da exigibilidade do crédito tributário. É o relato do essencial.

Passo a decidir.

As alegações dos impetrantes são, ao menos em parte, relevantes, na medida em que se sustenta, notadamente, que as notificações dos lançamentos não permitem aos contribuintes a perfeita compreensão do tributo. Anote-se que o que se pretende, em sede de liminar, é simplesmente a suspensão da exigibilidade do crédito tributário. Há o perigo da demora, pois, sem a liminar, os impetrantes estarão impedidos de obter os licenciamentos de seus veículos.

Por outro lado, a medida não acarreta sacrifício maior aos interesses do Fisco, pois, se julgada improcedente a ação, ainda assim será possível a cobrança dos tributos. Presentes os requisitos legais, defiro a liminar, para determinar a suspensão da exigibilidade dos créditos tributários.

Comunique-se a repartição de trânsito.

Requisitem-se informações.

Oportunamente, ao Ministério Público. Int.

___________

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...