MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Estudos - Goffredo Telles Junior

Estudos - Goffredo Telles Junior

A obra é do mestre Goffredo Telles Junior

Da Redação

sexta-feira, 12 de agosto de 2005

Atualizado em 10 de agosto de 2005 14:44

 

Sorteio de obra

 

Migalhas

sorteia para os leitores três exemplares da obra "Estudos" (Editora Juarez de Oliveira, 251p.), oferecidos pelo mestre Goffredo Telles Junior.

 

Professor Goffredo fez questão de deixar uma dedicatória em sua obra. "Para um prezado migalheiro, oferta do autor Goffredo Telles Junior".

 

 

Este livro é uma reafirmação de princípios. É a síntese enxuta do pensamento do autor, na área da Ciência do Direito.

 

Aqui se encontram as definições cardiais, que fundamentam a Ordem Jurídica. Em exposição sintética, o autor recapitula, nestas páginas, suas lições sobre: o Primeiro Mandamento; a Norma Jurídica; a distinção entre autorizamento e autorização; a sanção e a coação; as condições da validade das leis; as Medidas Provisórias; a legitimidade das leis; o Direito Subjetivo; os Direitos Difusos; os Direitos Humanos; a definição da Justiça; o justo por convenção e o justo por natureza; a Filosofia do Direito; o DNA e o Direito; o Advogado e a Justiça.

 

O autor nasceu em maio de 1915, na cidade de São Paulo. Formou-se pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, USP, Turma de 1937. Advogado militante desde 1938. Professor de sua Faculdade desde 1940. Foi o primeiro Chefe de Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito. Reorganizador e Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação. De 1958 a 1969, foi membro do Conselho Técnico-Administrativo da Faculdade. Foi representante da Congregação dos Professores da Faculdade, no Conselho Universitário da USP.

 

O Conselho Universitário lhe concedeu, por voto unânime, o título de Professor Emérito da Universidade de São Paulo. Em 2002, foi eleito Membro Honorário da Academia Brasileira de Letras Jurídicas. Em 2004, a Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo, lhe concedeu o Prêmio Franz de Castro de Direitos Humanos.

 

 

__________

Ganhadores:

  • Gustavo Heinz Schmidt Wiggers, de Florianópolis/SC
  • Maria Fernanda Silveira Di Donato, de Irmãos Biagi S/A Açúcar e Álcool, Ribeirão Preto/SP
  • Rizzieri Vilas Boas, de Guaranésia/MG