MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Administração do TJ/RS é transmitida para integrantes da gestão anterior
Poder Judiciário

Administração do TJ/RS é transmitida para integrantes da gestão anterior

Na última quarta-feira, liminar concedida pelo ministro Luiz Fux, do STF, suspendeu a posse da administração eleita do Tribunal gaúcho e determinou que permaneçam nos cargos os dirigentes do biênio 2010/2011.

Da Redação

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Atualizado às 13:51

Poder Judiciário

Administração do TJ/RS é transmitida para integrantes da gestão anterior

Cumprindo decisão liminar do ministro Luiz Fux, do STF, o desembargador Marcelo Bandeira Pereira, presidente eleito do TJ/RS, transmitiu hoje, 6, a administração do Tribunal aos integrantes da gestão anterior.


Des. Aquino recebeu cargo do Presidente eleito,
Des. Marcelo

Na última quarta-feira, liminar concedida pelo ministro Fux suspendeu a posse da administração eleita do Tribunal gaúcho e determinou que permaneçam nos cargos os dirigentes do biênio 2010/2011. No entanto, Fux, ao analisar petição específica e pedido de reconsideração de sua decisão, explicou que ficam mantidos os atos praticados pela nova direção antes da concessão da medida cautelar.

O pedido foi feito pelo desembargador Arno Werlang que apresentou reclamção no STF. O magistrado alega que figura na quinta colocação na ordem de desembargadores elegíveis aos cargos de presidente e corregedor-geral da Justiça e, embora tenha concorrido, seu nome não foi sufragado nas eleições realizadas pelo TJ/RS no dia 12 de dezembro de 2011.

TJ/RS

Para o biênio 2012/2013, foram eleitos para a direção do TJ/RS os desembargadores Marcelo Bandeira Pereira (presidente), Guinther Spode (1º vice-presidente), Cláudio Baldino Maciel (2º vice-presidente), André Luiz Planella Villarinho (3º vice-presidente), e Orlando Heemann Júnior (corregedor-geral da Justiça) - chegaram a participar da sessão solene de posse da nova diretoria.

No entanto, com a decisão do ministro Fux, a administração do Tribunal fica composta pelo desembargador José Aquino Aquino Flôres de Camargo, que ocupava a 1ª vice-presidência no biênio anterior, e assumiu a presidência da instituição em razão da aposentadoria do desembargador Leo Lima, então Presidente.

A desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro, que ocupava a 3ª vice-presidência, passou a acumular os cargos de 1º, 2º e de 3º vice-Presidente. Em razão da aposentadoria do desembargador Ricardo Raupp Ruschel, ex-Corregedor-Geral da Justiça, ela acumula, ainda, a corregedoria.

Caso a situação permaneça inalterada até o término das férias do desembargador Voltaire de Lima Moraes, 2ª vice-Presidente na administração anterior, os cargos de 2º vice-Presidente e de corregedor passarão a ser exercidos por ele.

Assim que assinou o termo de transmissão da administração aos integrantes da gestão anterior, o desembargador Marcelo Bandeira Pereira viajou a Brasília para acompanhar tramitação do recurso de agravo regimental interposto na quinta-feira, 2, contra a liminar. "Vou a Brasília no sentido de tentar sensibilizar o STF para o julgamento mais pronto possível desta questão que criou uma crise no Judiciário Estadual", afirmou.

________
____

Foto: TJ/RS.

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram