MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. IAMG inaugura nova seccional no Vale do Aço
Nova sede

IAMG inaugura nova seccional no Vale do Aço

O IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais inaugura, no dia 10/2, às 19h, na Faculdade de Direito de Ipatinga - auditório Jamil Selim de Sales (rua João Patrício de Araújo, 195 - bairro Veneza I) sua seccional no Vale do Aço.

Da Redação

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Atualizado às 07:17

Nova sede

IAMG inaugura nova seccional no Vale do Aço

O IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais inaugura, no dia 10/2, às 19h, na Faculdade de Direito de Ipatinga - auditório Jamil Selim de Sales (rua João Patrício de Araújo, 195 - bairro Veneza I) sua seccional no Vale do Aço.

A instituição será presidida pelo advogado Jorge Ferreira S. Filho e funcionará na rua Euclides da Cunha, 62 - bairro Cidade Nobre - Ipatinga. A ação faz parte do projeto de interiorização do IAMG - iniciativa criada durante a gestão do presidente José Anchieta da Silva. Hoje a entidade está presente em quatro cidades mineiras: Uberaba, Juiz de Fora, Uberlândia e Montes Claros. A intenção do Instituto é se aproximar cada vez mais das seccionais no interior e centrar esforços para instituir futuramente uma nova seccional, desta vez no o Sul de Minas.

Em Ipatinga, a sede do IAMG vai oferecer palestras e cursos, estando apta a receber eventos para até 60 pessoas. Segundo o presidente Jorge Ferreira sua expectativa está centrada em duas vertentes: a primeira é conseguir por meio dessa nova seção fomentar as atividades intelectuais dos operadores do direito da região metropolitana do Vale do Aço - RMVA - no que concerne à promoção do estudo do Direito e a difusão do conhecimento jurídico em benefício da sociedade; a segunda é dar continuidade à obra desenvolvida pelo presidente José Anchieta da Silva, durante seus dois mandatos, no sentido de divulgar as atividades do IAMG de forma a consolidá-lo no meio jurídico.

A criação da instituição no Vale do Aço vai promover benefícios não só para a cidade de Ipatinga, mas também para todos os municípios locais, como destaca o advogado Ferreira: "acredito que será um leque de positivas contribuições, pois a nova seccional será um pólo de concentração das colaborações individuais de todas as pessoas que lidam com as questões do direito na nossa região. Temos vários juízes (justiça estadual, federal e trabalhista), promotores de justiça, advogados com rica experiência, professores universitários, procuradores e brilhantes alunos. Todos poderão cooperar com ideias, sugestões práticas e críticas construtivas."

Nova seccional aposta em grandes parcerias

De acordo com o presidente da seccional do Vale do Aço, parcerias com os órgãos da cidade, faculdades e a OAB serão estimuladas e concretizadas. "No tocante à OAB percebo que será extremamente útil para os advogados e estudantes de direito um trabalho conjunto entre a seção e a Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil (ESA), haja vista o conjunto de objetivos institucionais semelhantes. Importante observar também que o IAMG tem por objetivo permanente incentivar a atualização dos métodos de trabalho dos advogados, escopo este que se coaduna com um dos fins institucionais da OAB, ou seja, o de pugnar pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas (art. 44 da lei 8.906/94)", aponta.

IAMG

Fundado em 7 de março de 1915, por um seleto grupo de juristas mineiros, o Instituto dos Advogados de Minas Gerais é a instituição do gênero mais antiga do estado. A ata de fundação da instituição registra a escolha, por unanimidade, do jurista Francisco Mendes Pimentel para primeiro presidente do IAMG. Por isso, o Instituto é carinhosamente chamado como Casa Mendes Pimentel. Foi a partir da criação do Instituto dos Advogados Brasileiros, no Rio de Janeiro, em 1843, que foi possível a fundação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e seções estaduais. Há diferenças pontuais entre a atuação do IAMG e da OAB: o Instituto se caracteriza mais pelo conhecimento e pela participação do advogado na vida social e política, como se espera de uma academia do conhecimento jurídico, ao contrário da OAB, que tem função mais representativa da classe e regulatória da atividade.

Desde sua criação, o Instituto dos Advogados se pauta no debate sobre temas diversos relacionados ao Direito, por meio da realização de palestras, congressos, simpósios e cursos. Momentos históricos do País contaram com a participação direta dos associados do Instituto, a exemplo do Manifesto dos Mineiros, em 1943, da CF/88 (Pronunciamento do Instituto sobre o Projeto de Constituição, coordenado por Raul Machado Horta) e dos estudos sobre o novo CC, em 2002 (lançamento do livro dos Enunciados do novo CC). Nos últimos dias, a instituição criou uma comissão especial que se dedica a estudar as alterações propostas para o Código de Processo Civil e também elaborar proposições para encaminhamento à Comissão de Juristas, nomeada pelo Senado para preparar o anteprojeto do novo código.

____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...