MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MPF quer tombar patrimônio de Chico Xavier
Valor histórico e cultural

MPF quer tombar patrimônio de Chico Xavier

Objetivo é impedir a evasão, destruição e descaracterização do patrimônio deixado pelo médium.

Da Redação

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Atualizado às 09:28

Valor histórico e cultural

MPF quer tombar patrimônio de Chico Xavier

O MPF ajuizou ACP, na 1ª vara Federal de Uberaba/MG, para obrigar a União, o Estado de MG e o município de Uberaba a realizarem o inventário e tombamento dos bens móveis e imóveis deixados pelo médium Chico Xavier.

O objetivo é o de impedir a evasão, destruição e descaracterização do patrimônio deixado por aquele que, segundo o MPF, é considerado um dos maiores fenômenos religiosos de todos os tempos.

A ação relata que, somente após intensa provocação do MPF, o imóvel, que é alvo de peregrinação por seguidores do médium de todo o mundo, foi cadastrado como museu pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus. Tal medida, no entanto, não levou a qualquer medida protetiva mais eficaz dos bens expostos à visitação pública.

Visita técnica feita por especialistas do IBRAM detectou que os bens não possuem qualquer tipo de instrumento de registro, controle e segurança. À exceção dos livros psicografados pelo médium, que apresentam etiquetas, não há nenhuma identificação dos demais itens expostos.

O próprio imóvel que abriga o museu, a casa situada na rua Dom Pedro I, 145, no bairro Parque das Américas, onde Chico Xavier morou por mais de 30 anos, está passando por modificações de forma pouco técnica e respeitosa à cultura nacional.

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA