MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Tribunal de Justiça do Rio extingue mandado de segurança que autorizou passeio diurno de pitbull

Tribunal de Justiça do Rio extingue mandado de segurança que autorizou passeio diurno de pitbull

Da Redação

terça-feira, 16 de agosto de 2005

Atualizado às 09:12

Tribunal de Justiça do Rio extingue mandado de segurança que autorizou passeio diurno de pitbull

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio, por maioria de votos ( 15 a 8), extinguiu ontem (15/8), sem análise do mérito, o mandado de segurança do empresário Jorge Elias Chalfun Filho contra a governadora Rosinha Garotinho, que assinou decreto regulamentando lei estadual que trata de cães da raça pitbull e da circulação de animais ferozes. O empresário havia conseguido liminar no dia 26 de julho para passear com sua cadela Namura, durante o dia, mediante uso de focinheira.

Ao julgar recurso da Procuradoria Geral do Estado, os desembargadores consideraram que a governadora Rosinha Garotinho não poderia constar como ré no processo, porque não é a autoridade coatora, ou seja, não é ela quem faz a apreensão dos cachorros nas ruas. Também foi decidido que não cabe mandado de segurança contra lei genérica, que é dirigida a todos os cães e não apenas a Namura. Com isso, o empresário somente poderá sair à rua com o animal nos horários determinados pelo Decreto nº 37.921 de 5 de julho de 2005.

Segundo o desembargador Marcus Faver, que suscitou a preliminar de ilegitimidade passiva da governadora, "o decreto não tem característica de lei concreta, não fez normatização em relação a um cão apenas". Ele afirmou também que a governadora obedeceu à lei anterior, regulamentou e não saiu às ruas, numa carrocinha apreendendo cães ferozes. "Não tem cabimento, não se pode imaginar a figura ridícula da governadora apreendendo cachorro", comentou. O desembargador baseou seu voto na Súmula 266 do Supremo Tribunal Federal, que diz: Não cabe mandado de segurança contra lei em tese.

O relator do agravo regimental do estado e do mandado de segurança do empresário, desembargador Fabrício Bandeira, foi voto vencido, juntamente com sete outros desembargadores. No dia 26 de julho, ele concedeu liminar autorizando o passeio diurno de Namura, mediante o uso de focinheira. Em seu voto, o desembargador negou provimento ao recurso do governo do estado e manteve a liminar. Ele entendeu que seria um castigo, "que não se dá ao pior dos criminosos", confinar o animal em ambiente fechado, sem tomar sol, impedido de caminhar ou fazer exercícios. Fabrício Bandeira considerou inverídico o argumento do estado de que o pitbull não é uma espécie canina, pois seria resultado do cruzamento de raças. Segundo ele, o mesmo argumento serve para os vira-latas. O relator disse ainda que não tem autenticidade a alegação de que os cães são preparados para rinhas.
____________