MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado do sorteio da obra "Contratos de Crédito Bancário"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Contratos de Crédito Bancário"

Veja quem ganhou a obra "Contratos de Crédito Bancário" (RT - Revista dos Tribunais - 9ª edição - 432p.), de Arnaldo Rizzardo.

Da Redação

sexta-feira, 2 de março de 2012

Atualizado em 29 de fevereiro de 2012 10:47

 

Sorteio de obra

 

Grande parte das atividades produtivas de um país depende da concessão de crédito para seu aperfeiçoamento e expansão, e são os bancos seu principal elemento propulsor, ao receberem os depósitos e investirem no setor público ou privado. A obra "Contratos de Crédito Bancário" (RT - Revista dos Tribunais - 9ª edição - 432p.), de Arnaldo Rizzardo, dá ao tema tratamento jurídico e sistemático.

 

"O presente trabalho objetiva dar um tratamento jurídico e sistemático às situações relacionadas com o crédito bancário, desenvolvendo, inicialmente, seu conteúdo próprio e as mais diversas modalidades de contratos que, em última análise, se resumem na concessão do crédito.


(...)


Houve a inclusão de novos assuntos, como as formas ou critérios de amortização no Sistema Financeiro da Habitação (com destaque para a Tabela Price), as aplicações nos fundos de investimento, a nova sistemática em matéria de juros o lançamento do nome dos devedores em órgãos de proteção ao crédito, a ilegalidade das taxas remuneratór5 como índices de correção monetária e a caracterização da mora em havendo encargos excessivos.


Quanto aos encargos aplicados às concessões de crédito, ampliaram-se os estudos, sistematizados em torno dos entendimentos da jurisprudência que firmou soluções de acordo com as várias espécies de concessão de crédito (...). Foram introduzidas orientações do STJ, em apreciação de matérias repetitivas sobre várias controvérsias envolvendo contratos de crédito bancário.


Diante da evolução do direito e das novas problemáticas que apareceram fez-se necessária a reformulação de grande parte do livro". O autor

Sobre o autor :

Arnaldo Rizzardo é desembargador aposentado pelo TJ/RS. Membro da Academia Brasileira de Direito Civil. Escreveu várias obras no campo do Direito Privado, algumas classificadas em primeiro lugar em concursos nacionais de monografias jurídicas. Em nove livros, analisou na sua integralidade o CC de 2002. Exerce, atualmente, a advocacia.

__________

Ganhador :

Jose Ricardo Alonso Zeraik Filho, advogado da Redfactor Factoring e Fomento Comercial S.A., de São Paulo/SP

__________

__________

Adquira já o seu :