MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. ADIn questiona imunidade a pequenos exportadores
Tributos

ADIn questiona imunidade a pequenos exportadores

Associação do Comércio Exterior do Brasil questiona dispositivos da IN 971/09, da Secretaria da Receita do Brasil.

Da Redação

terça-feira, 6 de março de 2012

Atualizado às 08:08

Tributos

ADIn questiona imunidade a pequenos exportadores

A AEB - Associação do Comércio Exterior do Brasil apresentou ADIn, no STF, contra dois dispositivos da IN 971/09, da Secretaria da Receita do Brasil, que restringem a isenção de contribuições sociais sobre receitas de exportação aos casos em que a produção é comercializada diretamente com o comprador domiciliado no exterior, excluindo os produtores que exportam por meio de empresas tradings e sociedades comerciais exportadoras.

A AEB alega que a medida viola os princípios constitucionais da isonomia tributária, da livre concorrência, da legalidade, da proporcionalidade e da capacidade contributiva.

Os dispositivos questionados são os parágrafos 1º e 2º do artigo 170 da IN RFB 971/09. O parágrafo 1º aplica a imunidade garantida no artigo 149, parágrafo 2º, inciso I, da CF/88, às receitas decorrentes da comercialização direta de produtos no exterior.

O parágrafo 2º considera as receitas de comercialização com empresa constituída e em funcionamento no país como provenientes do comércio interno, e não de exportação, "independentemente da destinação que esta dará ao produto".

Na ação, a AEB sustenta que a Constituição instituiu imunidade tributária às exportações "de forma ampla, sem qualquer discriminação", alcançando assim tanto as comercializações diretas quanto as indiretas, promovidas por pequenos e médios produtores por meio de venda às tradings e exportadoras. Observa também que o decreto-lei 1248/72 equipara as duas categorias de exportadores para efeitos tributários.

A equiparação, segundo a associação, visa incentivar a exportação de produtos brasileiros "de modo geral e sem discriminação", reconhecendo o "relevante papel" das tradings e sociedades exportadoras como mola propulsora das exportações brasileiras especialmente para os pequenos e médios produtores-vendedores, que não dispõem de estrutura operacional para atuar diretamente no mercado externo. Ao impor a estes um encargo tributário na exportação em que não incorrem os grandes exportadores, a IN 971 os obrigaria a concorrer nesse mercado em desigualdade de condições.

A AEB pede, liminarmente, que o STF suspenda a eficácia dos dois parágrafos do artigo 170 da IN 971 e, no mérito, declare a sua inconstitucionalidade.