MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MP/RJ assina acordo com governo do Estado para ter acesso a Portal da Segurança
Termo de cooperação

MP/RJ assina acordo com governo do Estado para ter acesso a Portal da Segurança

Promotores terão acesso às informações dos cadastros de identificação civil, criminal e penitenciária.

Da Redação

terça-feira, 6 de março de 2012

Atualizado às 08:11

Termo de cooperação

MP/RJ assina acordo com Governo do Estado para ter acesso a Portal da Segurança

Em cerimônia realizada ontem ocorreu a assinatura do Termo de Cooperação que permite a integração do MP/RJ como órgão participante do Portal de Segurança do Estado do RJ. A partir de agora, promotores de Justiça do Estado terão acesso às informações dos cadastros de identificação civil, criminal e penitenciária através de consulta integrada ao Portal da Segurança, proporcionando agilidade ao andamento dos processos.

Destacou a conselheira do CNMP Taís Ferraz: "Quero registrar o quanto a iniciativa é importante, oportuna e bem-vinda aos olhos do CNMP", afirmou a conselheira, enfatizando que a iniciativa há de ser reconhecida e difundida por todo o MP brasileiro.

Durante a cerimônia, Cláudio Soares Lopes, procurador-Geral de Justiça do Estado, ressaltou que no Rio há integração entre o MP/RJ, a Secretaria de Segurança, as Polícias Civil, Militar e Federal e outros órgãos, o que facilita as conversas sobre o poder de investigação do MP e controle externo da atividade policial. "O problema de segurança pública do Rio não se resolve apenas com as Polícias. É um problema antigo, e nós precisamos de parceiros neste processo. O Termo de Cooperação é a formalização e instrumentalização dessa parceria que já existe entre nós", ressaltou o Secretário de Estado de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame.

"O fato ocorre em um momento em que o país está mobilizado em torno da execução de metas voltadas a dar mais efetividade e agilidade a investigações, denúncias e julgamentos nos crimes de homicídio", ressaltou Taís Ferraz, em referência ao projeto Meta II da Enasp - Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública.

A Meta II, determinada pelo CNMP, fixou que os MPs de todo o país devem concluir os inquéritos e procedimentos investigatórios de homicídios dolosos instaurados até dezembro de 2007. "O Rio de Janeiro está diante da meta mais desafiadora, 47 mil inquéritos, e é o Estado que, neste momento, em números absolutos, lidera o volume de inquéritos finalizados, em um grande esforço que concentra promotores, delegados, investigadores, peritos, magistrados, marcando a integração no desenvolvimento de atividades que são, por natureza interdependentes", disse Taís Ferraz.

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...