MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. 8ª câmara de Direito Privado do TJ/SP adota partilha de acervo para acelerar julgamento
Compartilhamento

8ª câmara de Direito Privado do TJ/SP adota partilha de acervo para acelerar julgamento

Os acervos de processos de cada integrante da câmara serão somados e o montante redistribuído entre seus membros.

Da Redação

quinta-feira, 8 de março de 2012

Atualizado às 09:42

Compartilhamento

8a câmara de Direito Privado do TJ/SP adota partilha de acervo para acelerar julgamento

A 8a câmara de Direito Privado do TJ/SP adotará uma prática inédita para agilizar o julgamento dos recursos. Os acervos de processos de cada integrante da câmara serão somados e o montante redistribuído entre seus membros. Com a equiparação dos acervos pessoais, os recursos serão julgados com maior rapidez, beneficiando o jurisdicionado.

O compartilhamento de acervo foi proposto pelos próprios magistrados da 8ª câmara, que, representados por seu presidente, desembargador Caetano Lagrasta Neto, encaminharam um pedido de autorização do projeto para o presidente da seção de Direito Privado, desembargador Antonio José Silveira Paulilo, que prontamente apoiou a ideia. A iniciativa também conta com a concordância do presidente do TJ/SP, desembargador Ivan Sartori, e do corregedor-geral, desembargador Renato Nalini.

"O total de processos aguardando julgamento na 8ª Câmara é de cerca de 7 mil e alguns integrantes tinham um acervo menor que outros. Com a partilha, cada magistrado passará a ter aproximadamente mil processos", conta Lagrasta.

Na partilha não estarão os processos relacionados aos planos econômicos, que estão suspensos até decisão sobre o tema por parte do STF. Também não serão incluídos os recursos distribuídos em 2012 e aqueles que já tenham relator prevento. Além disso, os juízes substitutos passarão a receber a mesma distribuição que os desembargadores.

"Todos os magistrados da 8a câmara entendem que a redistribuição atenderá ao interesse público, pois agiliza a solução dos conflitos e cumpre o preceito constitucional da solução rápida e efetiva dos recursos postos a julgamento", conclui Lagrasta.

Também integram a 8a câmara de Direito Privado os desembargadores José Aguiar Pupo Ribeiro da Silva; Luiz Antonio Ambra; Luiz Fernando Salles Rossi e Pedro de Alcântara da Silva Leme Filho, e os juízes Theodureto de Almeida Camargo Neto e Hélio Marques de Faria.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...