MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PGR não considera elevados os valores de custas judiciais do TJ/RO
Custas

PGR não considera elevados os valores de custas judiciais do TJ/RO

De acordo com o parecer, a alíquota de 1,5% não parece elevada e o parâmetro adotado é constitucional.

Da Redação

segunda-feira, 19 de março de 2012

Atualizado às 16:44

Custas

PGR não considera elevados os valores de custas judiciais do TJ/RO

A PGR enviou ao STF parecer favorável aos valores das custas judiciais em Rondônia. O parecer pede a improcedência do pedido de medida cautelar na ADIn 4186, que contesta dispositivos da lei 301/90, que dispõe sobre o regime de custas judiciais no Estado.

A ação proposta pelo Conselho Federal da OAB alega que o regime de custas equivalente a 1,5% do valor da causa, que pode incidir em outra fase do processo, não é razoável e limita o acesso ao Poder Judiciário.

Para a OAB, deve ser fixado valor máximo para as custas. O Conselho considera exorbitante a importância de R$ 50 mil, comunicados pela AMB posteriormente à ação.

O assunto das custas vem sendo estudado pelo CNJ com o objetivo de uniformizar as taxas judiciárias cobradas no País. A sugestão inicial esboça um percentual de até 6% do valor da causa, com teto equivalente a cem salários mínimos.

Segundo o parecer, a taxa de 1,5% não parece elevada e, de acordo com a vice-procuradora-geral da República, Deborah Duprat , não impede o livre acesso ao Judiciário.

Segundo o vice-presidente do TJ/RO, Raduam Miguel, o entendimento da PGR reflete a realidade do Judiciário estadual, pois, além de facilitar o acesso por meio de dispositivos tecnológicos e ações itinerantes, o Tribunal mantém uma tabela de custas razoável, proporcional e condizente com a realidade econômica local.

Na página do TJ/RO, onde há sistema para gerar e imprimir os boletos para pagamento, são disponibilizados o Manual de Orientação e a Tabela de Custas Processuais.

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...