MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRF derruba liminar que suspendia criação da Super-Receita

TRF derruba liminar que suspendia criação da Super-Receita

Da Redação

sexta-feira, 19 de agosto de 2005

Atualizado às 10:57

TRF derruba liminar que suspendia criação da Super-Receita

O presidente do TRF da 2ª região, desembargador federal Frederico Gueiros, suspendeu a liminar concedida da 2ª vara Federal Criminal, que suspendia a criação da Super-Receita -como é chamada a Receita Federal do Brasil. O novo órgão, criado por meio da MP (medida provisória) 258 é resultado da fusão das Secretarias de Receita Previdenciária com a Receita Federal.

Na terça-feira, o juiz Hudson Gurgel, da 2ª vara federal da seção Judiciária do Rio de Janeiro, havia acatado parcialmente um pedido de liminar numa ação popular contra a MP 258 - a ação queria suspender a execução da MP.

O juiz havia determinado a suspensão da transferência de pessoal, acervo técnico e patrimonial e das dotações orçamentárias do INSS para o novo órgão.

Para derrubar a liminar, a União alegou que a decisão iria provocar "grave lesão às ordens pública, econômica, jurídica e administrativa".

Várias entidades estão contra a criação da Super-Receita. Uma delas é a Anpaf (Associação Nacional dos Procuradores Federais), que pediu ao STF que a MP 258 fosse considerada inconstitucional.

A Anpaf critica a transferência da representação judicial e extrajudicial da PGF (Procuradoria-Geral Federal) para a PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional).

Segundo a Anpaf, essa transferência "fere os princípios de legalidade e de eficiência, consagrados na Constituição, podendo ainda gerar total insegurança jurídica, em face da falta de especialização e de experiência da PGFN no trato de milhares e milhares de ações envolvendo o INSS na Justiça Federal e na Justiça do Trabalho".

Na ação de inconstitucionalidade, a Anpaf informa que somada a essa situação haverá um "desperdício incalculável com a criação de novos cargos efetivos, funções comissionadas e instalações desnecessárias nos Estados, onerando o Orçamento da União".
_____________

Patrocínio

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...