MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Restituição de Tributo Inconstitucional

Restituição de Tributo Inconstitucional

x

Da Redação

quarta-feira, 24 de agosto de 2005

Atualizado em 23 de agosto de 2005 09:02

 

Sorteio de Obra

 

Migalhas tem o prazer de anunciar o sorteio de dois exemplares do livro "Restituição de Tributo Inconstitucional" (Juruá editora, 184p.), gentilmente oferecidos pela autora, a advogada Cheryl Berno.

 

Esta obra foi concebida em razão da escassa doutrina a tratar de assuntos "velhos", sob os novos prismas do Direito Tributário. Trata da mudança de paradigma na contagem do prazo para o contribuinte pleitear a restituição de tributo declarado inconstitucional, retomando para tanto, conceitos da Teoria Geral do Direito, revistos à luz dos novos entendimentos. 

 

Encontram-se entre os seus temas questões constitucionais como, princípios que asseguram o direito do contribuinte à repetição de indébito, presunção da validade da lei no Brasil e os métodos utilizados no país para a averiguação da constitucionalidade das normas e efeitos da declaração de inconstitucionalidade da lei. 

 

São tratados ainda temas específicos do Direito Tributário como, inaplicabilidade do Código Tributário Nacional no caso de repetição de tributo declarado inconstitucional, decadência, prescrição, compensação, e enfim, prazo para a restituição e compensação dos tributos declarados inconstitucionais, doutrina e jurisprudência. É uma obra que se mostra teórica, mas sem perder a aplicação prática. 

 

NOTA DO AUTOR 

 

Cheryl Berno é Advogada; Especialista em Direito Tributário; Pós-Graduada em Direito Tributário e Processual Tributário e em Direito Comunitário e do Mercosul; Mestra em Direito Econômico e Social pela PUCPR.

 

___________

 

Para concorrer:

 

Clique aqui.