MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Domicílio eleitoral de um ano na cidade de candidatura se aplica a magistrados
TSE

Domicílio eleitoral de um ano na cidade de candidatura se aplica a magistrados

Segundo a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, "todos são iguais na lei, inclusive desembargadores e juízes".

Da Redação

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Atualizado às 15:44

Por unanimidade, o plenário do TSE decidiu responder negativamente a uma consulta formulada pelo deputado Federal Severino Souza da Silva a respeito do prazo de domicílio eleitoral exigido para fins de candidatura.

Na íntegra, o parlamentar apresentou as seguintes questões:

"Tendo o juiz de Direito, o exemplo de membro do Ministério Público e de tribunais de contas prazo de filiação idêntico ao prazo de desincompatibilização, (Resoluções TSE 19.978/97, 19.988/97, 20.539/99, 22.012/05, 22.015/05 e 22.095/05), Acórdão TSE-RO nº 993 de 21/09/2006, indaga-se se é idêntico o prazo de domicílio eleitoral a se exigir para fins de registro de candidatura.

Indaga-se ainda, em idêntica hipótese, em se tratando de desembargador, e, considerando que, como membro de tribunal tem jurisdição e, portanto, domicílio em todo o Estado, se estaria este, quando do registro de candidatura, dispensando de indicar zona eleitoral ou município específico da unidade da federação que sedia o tribunal que integra".

A ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, relatora da consulta, afirmou que só poderia responder negativamente às duas indagações "pela singela circunstância de que todos são iguais na lei, inclusive desembargadores e juízes".

Ela acrescentou que a lei 9.504/97 é clara ao determinar que o candidato deve ter domicílio eleitoral na cidade em que irá se candidatar pelo menos um ano antes da eleição.

O ministro Marco Aurélio ainda destacou que a única exceção, que contém jurisprudência pacificada, é quanto ao encurtamento para a desincompatibilização.

O ministro Henrique Neves completou a informação ao destacar que a Justiça Eleitoral considerou um prazo menor para a filiação porque o magistrado é proibido pela CF/88 de ser filiado. No entanto, o domicílio eleitoral ele já possui, pois vota como qualquer outro cidadão.

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.