MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Biodiesel pode ser compulsório já neste ano

Biodiesel pode ser compulsório já neste ano

Da Redação

quarta-feira, 24 de agosto de 2005

Atualizado às 11:12

Biodiesel pode ser compulsório já neste ano


O governo federal estuda mudanças na Lei do Biodiesel para estimular o crescimento da produção até 2008, quando o Brasil deverá adicionar 2% de biodiesel ao diesel no mercado interno. A produção atual não chega sequer a 1 milhão de litros. Quando a obrigatoriedade da medida entrar em vigor, estimativas apontam que a demanda atingirá 1 bilhão de litros.

O governo poderá realizar leilões de venda de biodiesel para os produtores e importadores de diesel. É uma maneira de criar um mercado "compulsório" para a oferta do produto antes de 2008. O biodiesel pode ser produzido a partir da mamona, palma, girassol ou soja.

Os leilões vão prioritariamente ofertar mercadoria de usinas que tenham um selo que garante que parte de sua matéria-prima foi adquirida dentro da agricultura familiar.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, até o fim do ano deve ser publicada resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) com as modificações, que entrariam em vigor ainda neste ano, conforme desejo do governo.
____________