MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. O TCE de São Paulo discute os Consórcios Públicos

O TCE de São Paulo discute os Consórcios Públicos

No último dia 9/8

Da Redação

sexta-feira, 26 de agosto de 2005

Atualizado em 25 de agosto de 2005 13:48

 

Palestra

 

O TCE de São Paulo discute os Consórcios Públicos

 

No último dia 9/8, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo promoveu debate sobre a Nova Lei de Consórcios Públicos. O sócio Marcos Augusto Perez, do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia, participou do evento como palestrante, ocasião em que tratou dos principais aspectos da referida lei.

 

Para o sócio o debate foi "muitíssimo interessante", tendo sido especialmente enriquecido pelas questões trazidas pelos assessores do TCE e demais participantes: "Esta lei cria alguns institutos novos, cuja interpretação é obviamente desafiadora".

 

Entre as questões debatidas levantou-se à relativa aos consórcios criados antes da vigência da nova lei. Para o sócio, esses consórcios podem continuar existindo, mas, sem se adaptarem às exigências da nova lei, não gozarão das prerrogativas criadas por esta, dentre as quais a possibilidade de realizar contratação com as entidades públicas consorciadas sem prévia licitação.

 

Questionou-se, ainda, de quem seria a competência para a fiscalização dos consórcios que possuam participação de vários Estados, de Municípios de diferentes Estados ou da União Federal. Neste caso o sócio posicionou-se no sentido de que os diferentes Tribunais de Contas realizarão, simultaneamente, a fiscalização da entidade.

 

Concluiu o sócio: "A nova lei de consórcios públicos é um mecanismo fundamental para corrigir desequilíbrios econômico-financeiros e falhas de coordenação inerentes ao nosso regime federativo. O papel dos Tribunais de Contas é particularmente importante, neste contexto, a fim de evitar que essas entidades se tornem ferramenta para o descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e de outros controles administrativos."

_____________________

Fonte: Edição nº 168 do Littera Express - Boletim informativo eletrônico da Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia.









___________________

 

 

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...