MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ reestrutura divisão de precatórios do TJ/RJ
Precatórios

CNJ reestrutura divisão de precatórios do TJ/RJ

Primeira etapa dos trabalhos compreende a realização de um diagnóstico da situação atual do setor.

Da Redação

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Atualizado às 09:19

A Corregedoria Nacional de Justiça iniciará, nesta segunda-feira, o trabalho de reestruturação do setor de precatórios do TJ/RJ. O objetivo do programa, que já passou por outros tribunais brasileiros, é garantir o pagamento dos créditos devidos pelo Poder Público a pessoas que tiveram esse direito reconhecido pela Justiça. A organização do setor de precatórios está entre as prioridades da corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, para este ano.

No RJ, o trabalho atende pedido feito pelo desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, presidente do Tribunal, à ministra Eliana Calmon. No próximo dia 7, uma equipe de servidores coordenada pela juíza auxiliar da Corregedoria Nacional Agamenilde Dantas desembarca na capital fluminense para dar início à primeira etapa dos trabalhos, que compreende a realização de um diagnóstico da situação atual do setor, assim como a capacitação dos servidores. Durante uma semana, o grupo vai mapear a quantidade de processos e de devedores, verificar o cumprimento da ordem cronológica de pagamento e orientar os funcionários responsáveis pela gestão dos precatórios.

Em uma segunda etapa, prevista para junho, a Corregedoria Nacional retornará ao RJ para se reunir com procuradores do Estado e de municípios devedores, com o objetivo de regularizar o repasse de recursos destinados aos precatórios. No encerramento dos trabalhos, será realizada uma semana de conciliação para garantir o pagamento das dívidas a cidadãos que há anos aguardam o recebimento dos créditos, respeitando a ordem cronológica, conforme determinam a EC 62/09 e a resolução 115/10 do CNJ.

O programa de organização do setor de precatórios foi criado no início de 2011, após a Corregedoria Nacional verificar que alguns Tribunais vinham enfrentando dificuldades em garantir o cumprimento da EC 62, a qual conferiu ao Judiciário uma série de responsabilidades que antes eram do Executivo, quanto à gestão desses pagamentos. Segundo a ministra Eliana Calmon, a área de precatórios é um dos setores chaves da administração dos Tribunais, onde costumam estar alguns dos gargalos do Judiciário.

A Corregedoria Nacional já contribuiu com a reestruturação do setor de precatórios dos TJs do Tocantins, Alagoas, Piauí, Pernambuco, Ceará, Mato Grosso e Rio Grande do Norte. Atualmente o trabalho está em andamento nos TJs do Amazonas, de São Paulo e do Paraná. Precatórios são as dívidas de estados e municípios que já foram objeto de decisões judiciais e cujos credores aguardam o cumprimento das sentenças.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.