MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado do sorteio da obra "A Ética como Fundamento dos Projetos Humanos"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "A Ética como Fundamento dos Projetos Humanos"

Veja quem ganhou a obra "A Ética como Fundamento dos Projetos Humanos".

Da Redação

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Atualizado em 7 de maio de 2012 08:55

A obra "A Ética como Fundamento dos Projetos Humanos" (Saraiva - 180p.), organizada por Maria Lourdes da Cunha e Lene Revoredo Gouveia, procura ao longo dos textos compilados, informar que o poder e o exercício desse instituto filosófico constituem um extrato tangível e concreto, seja no âmbito individual, seja no âmbito das relações entre pessoas.

Considerada o estudo da ação, a Ética compreende a substância do saber e da cultura humana, estando presente a todo instante em nosso dia a dia, em decisões familiares, políticas ou de trabalho, por exemplo. Derivada do conceito grego de ethos, que significa "bom costume" ou "costume superior", e alavancada pelo estudo da filosofia, a Ética floresceu entre as culturas de pensamento das diversas civilizações contemporâneas que tiveram contato com o avançado legado cultural da Antiguidade Clássica.

Ao longo da história do saber, a Ética proporcionou a seus estudiosos cenários ricos, complexos e abrangentes. Por diversos momentos esteve em evidência, fosse por seus reflexos de virtude ou pelas discussões que dela se valiam como fiel da balança. Atualmente os debates têm sido sobre a pretensa crise ética que ronda nossa sociedade e instituições, o que suscita uma onda de incertezas e inseguranças de ordem prática e teórica em diversos momentos do cotidiano.

Diante da necessidade de mais aprofundada análise sobre o tema, a Editora Saraiva, unida aos esforços de organização de Maria Lourdes da Cunha e Lene Revoredo Gouveia, apresenta aos leitores A Ética como fundamento dos projetos humanos, resultado da conjugação de estudos de uma equipe de autores inseridos nas mais diversas áreas do conhecimento e plenamente comprometidos com o exercício, discussãå e aplicação dos princípios éticos. Discutem-se o exercício e a influência da Etica em diversas frentes, como a medicina, a engenharia, a tecnologia, as relações trabalhistas e de consumo e a política.

As discussões se desdobram tendo como pano de fundo o universo jurídico, que aqui exerce muito mais o papel de cenário para a contextualização dos temas apresentados, discretamente fornecendo suporte aos debates aqui encampados. Por si só, a relação entre Direito e Ética é íntima e expressiva, sendo natural que essa vinculação acabe por refletir em diversas vertentes do conhecimento.

Por sua mensagem diferenciada e inovação conceitual, trata-se de obra recomendada a todos os profissionais e estudiosos (independentemente da área do conhecimento) que busquem melhor compreender os preceitos da Etica, fazendo dela, como o próprio título do livro denota, fundamento para toda sorte de projeto que o homem deseje empreender com sucesso.

Sobre as organizadoras :

Maria Lourdes da Cunha é mestre em Direito pela UGF/RJ. Psicanalista, professora e advogada.

Lene Revoredo Gouveia é doutora em Medicina e em Educação pela UFRJ. Médica, professora e advogada.

_________

Ganhador :

 

Luiz Cesar Alencar Ribeiro, advogado em Curitiba/PR

__________

_________

Adquira já um exemplar :

_________