MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP comemora 30 anos de prêmio de direitos humanos
Homenagem

OAB/SP comemora 30 anos de prêmio de direitos humanos

Advogada Silvia Pimentel, representante na defesa dos direitos das mulheres, será homenageada.

Da Redação

terça-feira, 15 de maio de 2012

Atualizado às 08:42

O prêmio Franz de Castro de Direitos Humanos da OAB/SP, que comemora 30 anos no próximo dia 30, irá contemplar a advogada Silvia Pimentel, importante representante na defesa dos direitos das mulheres.

Silvia, que preside o Cedaw - Comitê para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, da ONU, iniciou sua luta em prol das mulheres nos anos 70. Professora de Filosofia do Direito na PUC/SP desde 1972, conselheira do Cladem - Comitê Latino-Americano e do Caribe para Defesa dos Direitos da Mulher e da Comissão de Cidadania e Reprodução, a mineira é autora de mais de dez livros publicados sobre a condição da mulher.

Para o coordenador da Comissão de Direitos Humanos da seccional paulista da Ordem, Martim de Almeida Sampaio, a luta de Silvia Pimentel trouxe resultados, com mais de 80% das propostas de movimento de mulheres incorporadas na CF/88.

O presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, lembra que nomes como Dom Paulo Evaristo Arns, Franco Montoro, Goffredo da Silva Telles Júnior e Franz de Castro Holzwarth já foram homenageados, nos últimos 30 anos, por luta em prol da defesa dos direitos humanos no país.

Esta é a segunda vez que o prêmio Fraz de Castro Holzwarth é atribuído a uma mulher. "Em 1990 o prêmio foi entregue para a missionária brasileira Maria Elilda dos Santos, que vive na África e faz uma corajoso trabalho de denúncia contra tráfico internacional de órgãos, especialmente de crianças", afirmou o vice-presidente da OAB/SP, Marcos da Costa.

Além de homenagear o advogado Franz de Castro, que trabalhou em defesa dos direitos dos encarcerados e dá nome ao prêmio, o oftalmologista Claudio Lottemberg e ao Cejil - Centro pela Justiça e o Direito Internacional, também receberão menção honrosa.

A cerimônia de premiações será no próximo dia 30, às 19h no salão nobre da seccional paulista da OAB, na praça da Sé, 385 - 1º andar.

_________