MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ suspende concurso para ingresso na magistratura catarinense
Concurso

CNJ suspende concurso para ingresso na magistratura catarinense

Corretor da prova teria sido a mesma pessoa que julgou os recursos questionando a correção.

Da Redação

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Atualizado às 07:30

Decisão liminar do conselheiro Bruno Dantas suspendeu nesta quinta-feira, 17/5, o concurso para juiz substituto do TJ/SC. De acordo com a liminar, fica suspenso o concurso até o plenário do CNJ julgar o mérito do procedimento de controle administrativo proposto por um candidato do concurso.

No PCA, o candidato pede que o CNJ anule o julgamento dos recursos contra a correção da prova de sentença. O candidato alega que o corretor da prova foi a mesma pessoa que teria julgado os recursos questionando a correção. No último dia 3, sessão pública foi realizada apenas para divulgar as notas, sem que o julgamento dos recursos acontecesse de forma colegiada, como manda o artigo 72 da resolução 75/09 do CNJ.

"É um problema de forma. Minha decisão não reconhece acerto ou desacerto da banca examinadora. Costumo ser muito cauteloso com esse tipo de tema, para evitar que candidatos reprovados transformem o CNJ em mera instância revisional da banca examinadora, mas, nas informações prestadas nesse PCA, o próprio TJ/SC afirmou que os recursos foram distribuídos ao mesmo membro da comissão que corrigiu a prova e que a sessão pública foi realizada apenas para a proclamação dos resultados dos recursos, cujo exame já havia sido feito, anteriormente, em reunião reservada apenas aos seus membros, o que, a toda sorte, contraria determinação expressa da Resolução nº 75/09 do CNJ", afirmou o conselheiro.

Após exame inicial do caso, Dantas afirma na liminar existir "aparente ofensa" à resolução 75 e ao próprio edital. A liminar foi concedida para impedir o prosseguimento do certame. As provas orais seriam realizadas na próxima segunda-feira, 21/5.

A resolução 75 veda expressamente o julgamento monocrático de recursos e determina que, nesses casos, seja convocada uma comissão especialmente para esse fim, a qual deverá se reunir em sessão pública para, por maioria de votos, decidir sobre a manutenção ou reforma da decisão original.

A decisão vale até o plenário do CNJ votar o caso, o que dependerá da posse do conselheiro indicado pela Câmara. Ele assumirá a relatoria do PCA, em substituição ao antigo relator, conselheiro Marcelo Nobre, cujo mandato terminou no início do mês.

  • Processo: PCA 0002450-23.2012.2.00.0000

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...