MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ acolhe requerimento da AMB sobre promoção de juízes

CNJ acolhe requerimento da AMB sobre promoção de juízes

Da Redação

quarta-feira, 31 de agosto de 2005

Atualizado às 13:43


Dia histórico para a magistratura


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) acolheu nesta terça-feira, requerimento da AMB sobre o sistema de promoção de juízes e determinou que o voto nas promoções por merecimento deverá ser aberto e fundamentado.

"Essa é uma data histórica para a magistratura brasileira. É o reconhecimento da importância do mérito, a introdução de princípios constitucionais como a transparência, a impessoalidade e a publicidade na promoção por merecimento. Isso contribuirá para a valorização do juiz perante a sociedade", comemorou o presidente da AMB, juiz Rodrigo Collaço.

A decisão foi tomada por 12 votos a dois. Os conselheiros decidiram ainda discutir os termos de uma resolução para colocar o novo sistema em prática. Há possibilidade de isso ocorrer na próxima sessão do Conselho, daqui a 15 dias.

Os 12 conselheiros que votaram favoravelmente ao pedido da AMB entenderam que a promoção de juízes é um ato administrativo e, portanto, deve seguir a nova regra constitucional de publicidade. Eles também foram unânimes em relação à auto-aplicabilidade de regra estabelecida pela Emenda Constitucional nº 45 - da reforma do Judiciário - quanto à utilização de critérios objetivos para a aferição do merecimento na promoção.

"A definição de critérios objetivos é necessária para a rigorosa observância dos requisitos constitucionais para a promoção de juízes", disse o conselheiro Alexandre de Moraes, que retomou a sessão após ter pedido vista do processo no último dia 16. Foi ele quem sugeriu a edição, pelo CNJ, de uma resolução para fixar o novo modelo de promoção por merecimento (clique aqui para ler a íntegra do voto do conselheiro).

Para Alexandre de Moraes, que leu aos conselheiros uma minuta da resolução, o CNJ deve determinar que os órgãos diretivos dos tribunais editem atos regulamentando os critérios objetivos para a promoção, até que isso seja determinado pela nova Lei Orgânica da Magistratura (Loman). Os conselheiros decidiram que a resolução fixará prazo para que os tribunais façam isso.

Uma possível ampliação da nova regra para a remoção de magistrados nas Justiças Estadual, Federal e do Trabalhado não chegou a ser analisada em virtude das diferenças nas formas de conduzir esse processo em cada ramo da Justiça.

Contra

Somente os conselheiros Vantuil Abdala e Marcus Faver votaram contra o requerimento da AMB. Para Abdala, o voto aberto criará um "ambiente ruim" nos tribunais. Faver concordou na fixação de critérios objetivos para que juízes possam participar do processo de promoção, mas argumentou que o sigilo do voto, no caso em análise, seria fundamental para proteger a independência do votante.
_____________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA