MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cade arquiva processo contra cerveja litrão
Concorrência

Cade arquiva processo contra cerveja litrão

Concorrentes reclamavam de vasilhames marcados e fora do sistema de compartilhamento que existe com as garrafas de 600 ml.

Da Redação

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Atualizado às 08:34

O Cade decidiu ontem, por unanimidade, arquivar o processo movido pela Kaiser e pela Abrabe - Associação Brasileira de Bebidas contra a Ambev pela comercialização da garrafa de cerveja de um litro (conhecida como "litrão").

A alegação da Abrabe era a de que a inserção do litrão no mercado, em garrafas que não podem ser compartilhadas por terem a marca da Ambev gravada no vidro, criaria uma barreira à entrada de novos concorrentes.

Já a defesa da Ambev alegou que o litrão é uma estratégia de inovação e trouxe mais opções para o consumidor. Além disso, a companhia também argumentou que a entrada do "litrão" no mercado ascendeu a competição e levou os concorrentes a criarem promoções e até mesmo lançarem embalagens semelhantes por parte das cervejarias Imperial, Petrópolis, Kaiser e Conti.

O conselheiro Carlos Ragazzo, relator, concluiu não ter sido comprovada conduta anticoncorrencial na estratégia comercial da Ambev. Para ele, a lógica da defesa da concorrência estimula que concorrentes concorram, "criando produtos e estratégias diferenciadas."

Raia Drogasil

Também nesta quarta-feira, durante reunião ordinária, o Cade aprovou, sem restrições, a fusão que deu origem à rede de farmácias Raia Drogasil. Anunciada em agosto de 2011, a união das redes Droga Raia e Drogasil deu origem à líder nacional no mercado de drogarias no Brasil. Pelos termos da associação, a Raia foi incorporada pela Drogasil.

Brasil Foods

O Cade homologou, por unanimidade, o despacho do presidente interino, Olavo Chinaglia, que autoriza a troca de ativos entre as processadoras de alimentos Brasil Foods - BRF e Marfrig.

O negócio faz parte do cumprimento da primeira fase do TCD - Termo de Compromisso de Desempenho firmado entre o Cade e a BRF, em contrapartida para a aprovação de sua criação, em 2011, resultante da compra da Sadia pela Perdigão.

Para garantir a concorrência no setor, o órgão antitruste estabeleceu no documento que a BRF aliene vários ativos para uma empresa rival no mercado, que no caso foi a Marfrig. De acordo com o procurador-geral do Cade, Gilvandro Araújo, o TCD, até o momento, foi cumprido de forma satisfatória e, por isso, o plano de transferência de ativos foi aprovado.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA