MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Sidnei Beneti fala sobre o Judiciário na Feira Nacional do Livro em Ribeirão Preto

Sidnei Beneti fala sobre o Judiciário na Feira Nacional do Livro em Ribeirão Preto

Feira também anunciou a obra Amor sem fim, de autoria de dona Ináh Beneti.

Da Redação

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Atualizado às 08:08

O ministro Sidnei Beneti, do STJ, visitou ontem sua terra-natal, a calorosa Ribeirão Preto/SP.

O vice-decano da Corte participou de uma mesa sobre o Direito brasileiro durante a 12ª Feira Nacional do Livro, que tem como patrono o advogado Brasil Salomão. Na pauta de discussão, CNJ, os problemas e os avanços do Judiciário tupiniquim.

Marcelo Viana Salomão, Dirceu Chrysostomo, Sidnei Beneti e Brasil Salomão

Beneti destacou que no organograma do Poder Judiciário nacional o CNJ localiza-se abaixo do STF, o que significa, em suas palavras, um "louvor ao Constitucionalismo".

O ministro elencou alguns dos avanços e qualidades do Judiciário hoje, como o fato das decisões e atos serem públicos e fundamentados. "A transmissão ao vivo das sessões de julgamento do STF é algo único", afirmou.

Em contrapartida, os participantes da mesa pontuaram os obstáculos que impedem um salto de qualidade na prestação jurisdicional.

O advogado Marcelo Salomão citou a baixa formação técnica e ética dos profissionais, ressaltando a necessidade de controle de qualidade das faculdades de Direito.

Já do lado da magistratura, o ministro Sidnei Beneti foi enfático ao defender que o excesso de processos emperra os trabalhos do Judiciário. "Só eu recebo 1.700 processos novos por mês", contou.

Amor sem fim

O dia ontem foi duplamente especial para a família Beneti. Além da visita do ministro, a Feira Nacional do Livro também teve a honra de anunciar a obra "Amor sem fim".

De autoria de dona Ináh de Andrade Nogueira Beneti, o livro narra sua história de vida e amor com Fioriavante Beneti, em um casamento que durou mais de cinco décadas.

Brasil Salomão entrega a obra à dona Ináh, acompanhada da filha Márcia

Aos 92 anos, dona Ináh, mãe de quatro filhos (Sidnei, Antonio, Luiz e Márcia), esbanja simpatia e lucidez. A obra é glorificação à felicidade conjugal, harmonia familiar e luta diária pela vida.

Ministro Sidnei Beneti acompanhado da mãe, dona Ináh, e da irmã Márcia

Orgulhosamente editado por Migalhas, o livro traz em suas páginas uma verdadeira história de amor sem fim.