MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Risco Soberano"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Risco Soberano"

Veja quem ganhou a obra "Risco Soberano".

Da Redação

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Atualizado em 31 de maio de 2012 08:18

A obra "Risco Soberano" (Arraes Editores - 109p.), do advogado Rodrigo de Souza Nogueira, pretende discutir a atuação das agências internacionais de classificação de risco.

"Este livro está organizado em três capítulos, incluindo-se Introdução, na qual é realizada a apresentação da temática abordada. No capítulo I será apresentado um relato sobre a atuação das agências, incluindo dados históricos, explicação sobre as escalas utilizadas na classificação do risco de crédito, procedimentos e metodologias empregadas nas atribuições, seus objetivos e benefícios advindos para o mercado.

Em seguida, no capítulo 2, será elaborada revisão bibliográfica da literatura relativa ao tema, com enfoque às críticas dirigidas a essa indústria. Serão colacionados exemplos de falhas e erros nas atribuições. Buscar-se-á demonstrar que sua atuação encontra-se no limiar entre fidúcia e coerção.

Na sequência, o capítulo 3 apresenta fundamentos teóricos da teoria de regulação, incluindo definições e classificação. Posteriormente, contextualiza o arcabouço internacional (incluindo a regulação norte-americana) para, ao final, apresentar propostas de regulação das atividades desempenhadas pelas agências, enfatizando o papel dos Estados em garantir que esses instrumentos incorporem preocupações relacionadas à observância dos direitos fundamentais. A discussão será colocada no âmbito do agravamento da tendência de desregulamentação financeira internacional, que culminou na crise no subprime nos EUA. Ao final, na conclusão, consta resumo da obra com destaque para os aspectos mais importantes". O autor

Sobre o autor :

Rodrigo de Souza Nogueira é advogada da União. Especialista em Direito Público pelo IEC/PUC/Minas. Mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro/Escola de Governo de MG.

__________

Ganhador :

 

Anderson Barbosa da Costa, de Paulínia/SP

__________

__________

Adquira já um exemplar :

__________