MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ladrão invade fórum e agride advogado

Ladrão invade fórum e agride advogado

Da Redação

sexta-feira, 2 de setembro de 2005

Atualizado às 09:42


Ladrão invade fórum e agride advogado


Um ladrão armado invadiu na última terça-feira o fórum do Jabaquara (zona sul de São Paulo), ameaçou os presentes, assaltou e agrediu um advogado. O assaltante andou pelo fórum com a arma em punho, ameaçou funcionários e causou pânico entre os magistrados. Alguns chegaram a se trancar nos gabinetes.

O criminoso passou despercebido pela Polícia Militar, que faz a segurança diariamente junto com vigilantes do Tribunal de Justiça. O policial não estava na porta de entrada quando o ladrão entrou. No fórum tramitam processos nas áreas criminal e cível.

O crime causou perplexidade entre magistrados e promotores, pois mostrou a aparente fragilidade da segurança. "É um caso grave, pois ocorreu na casa da Justiça, que não é freqüentada apenas pelo Judiciário ou Ministério Público, mas também por centenas de cidadãos", disse o desembargador Celso Luiz Limongi, presidente da Associação Paulista de Magistrados-Apamagis.

O presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, disse que o fato mostrou uma deficiência na segurança. "Essa falha colocou em risco todas as pessoas que estavam ali. Entendo que há necessidade de se instaurar uma sindicância para investigar o que realmente aconteceu".

Segundo a polícia, o advogado Joaquim Lopes Pereira, 42, entrou no fórum às 18h45, 15 minutos antes do final do expediente. Em seguida chegou o assaltante.

A suspeita da polícia é que o ladrão seguia a vítima, pois, antes de ir ao fórum, o advogado sacou dinheiro em um banco próximo.

Por estar vestindo roupas consideradas inadequadas (short e camiseta), o criminoso chegou a ser barrado por um segurança, que estava desarmado.

O ladrão sacou sua arma, apontou para os funcionários e entrou. Seguiu direto para o setor onde são distribuídos os processos para as varas cíveis e criminais.

Para não ser barrado durante o trajeto da entrada até o setor de distribuição, o ladrão apontou a arma para várias pessoas. Quando encontrou o advogado, o abordou e roubou R$ 4.900. O advogado chegou a reagir e foi agredido. O assaltante fugiu a pé.

"O assaltante queria tomar a minha pasta. Como eu reagi, ele me deu uma rasteira e começou a me chutar. Por fim, ele pegou o dinheiro que estava no bolso da minha calça e fugiu. Durante a briga, ele ficou com a arma apontada para a minha cabeça", disse Pereira.

Segundo testemunhas, durante a fuga o assaltante passou pelo estacionamento do fórum e foi visto por alguns juízes, que se esconderam atrás de seus carros. Os magistrados telefonaram para os colegas que ainda estavam nos gabinetes alertando-os que havia um homem armado no local.

As imediações do fórum foram cercadas por policiais militares. O caso foi registrado no 16º DP (Vila Clementino). Ninguém foi preso.

O presidente da OAB da subseção do Jabaquara, Kozo Benda, não responsabilizou o policial ausente pelo crime. Segundo ele, a ação foi muito rápida. "Esse mesmo policial foi avisado pelos funcionários e chamou reforço para que o ladrão pudesse ser capturado. Infelizmente, ele fugiu."

O advogado disse que vai entrar com um processo contra o Estado. Ele disse que está traumatizado e que não conseguiu mais trabalhar. "Sempre me lembro daquela arma apontada para mim."
___________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...