MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ retira estrutura que separava advogados e conselheiros no plenário
CNJ

CNJ retira estrutura que separava advogados e conselheiros no plenário

A determinação foi feita pelo presidente do órgão, ministro Ayres Britto.

Da Redação

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Atualizado em 6 de junho de 2012 15:13

O CNJ determinou a retirada do cancelo de separação entre advogados e conselheiros em seu plenário. A determinação foi feita pelo presidente do órgão, ministro Ayres Britto, em sessão da última terça-feira.

O conselheiro Jorge Hélio Chaves de Oliveira, representante da OAB no órgão, afirmou ser injustificada a separação antes existente. O secretário-geral da Ordem, Marcus Vinicius Coelho, também participou da sessão representando o presidente Ophir Cavalcante.

Coelho ressaltou a importância da mudança. "A retirada do cancelo é um gesto simbólico no sentido da construção de um Judiciário republicano e democrático, partindo da premissa que não há hierarquia entre o cidadão, defendido por seu advogado, e o Estado-julgador, conforme preceitua o art. 7º. do Estatuto da Advocacia, que é uma lei federal".

Para ele, garantir as prerrogativas dos advogados "é essencial à prevalência do devido processo legal e à conservação do Estado de Direito, constituindo em uma das prioridades da gestão atual da OAB, liderada por Ophir Cavalcante".

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA