MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Estudo mostra que Defensoria Pública está longe de poder distribuir Justiça para todos

Estudo mostra que Defensoria Pública está longe de poder distribuir Justiça para todos

Da Redação

segunda-feira, 5 de setembro de 2005

Atualizado em 2 de setembro de 2005 14:54


Advocacia para todos

Criado na Constituição de 1988 para garantir a orientação jurídica e defesa gratuita para os cidadãos que não têm condições de pagar um advogado, o sistema de Defensoria Pública está muito longe ainda de poder distribuir Justiça para todos.


A constatação é do Estudo Diagnóstico - Defensoria Pública no Brasil, financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e apresentado em Fortaleza (CE), no último dia 18 de agosto, no encontro da Associação dos Defensores Públicos do Ceará.


O sistema, segundo o diagnóstico, funciona em apenas 34,2% das 2.452 comarcas brasileiras. E São Paulo é um dos Estados que não contam com Defensoria Pública. A defesa dos paulistas sem recursos para pagar advogados é feita desde a década dos 1950 pela Procuradoria Geral do Estado, por meio da divisão de Assistência Judiciária ou mediante o convênio da PAJ (Procuradoria de Assistência Judiciária) com a OAB, que possibilita que advogados particulares prestem assistência judiciária.


O sócio José Roberto Manesco, advogado do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia, comenta que o acesso à Justiça requer a contratação de um advogado. Sem que haja investimentos públicos nos programas de assistência judiciária, permanecerá, em mesma medida, restringido o acesso à Justiça para as camadas de baixa renda. Manesco destaca que um instrumento útil para a garantia de solução justa aos conflitos jurídicos, envolvendo essa mesma população, está na qualificação da administração pública para resolver o máximo possível desses litígios no âmbito de processos administrativos.


No site Movimento pela Defensoria Pública (clique aqui) há mais informações sobre esse movimento em São Paulo.
___________________

Fonte: Edição nº 169 do Littera Express - Boletim informativo eletrônico da Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia.









_______________

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA