MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. dr. Pintassilgo: Campina Grande/PB
TV Migalhas

dr. Pintassilgo: Campina Grande/PB

O alado repórter resolveu molhar o bico no Açude Velho da Rainha da Borborema e conhecer o Judiciário local.

Da Redação

terça-feira, 19 de junho de 2012

Atualizado em 13 de junho de 2012 16:03

Forró em Campina

"Ó linda flor, linda morena

Campina Grande, minha Borborema."

Jackson do Pandeiro
cantor e compositor de forró e samba

"Rainha da Borborema", "Liverpool Brasileira", "Tech City", "Capital do Trabalho", "Capital do Interior do Nordeste" ou "Cidade Universitária"? As nomenclaturas são várias, mas uma coisa é unanimidade sobre Campina Grande/PB: lá tem o "Maior São João do Mundo". O evento, realizado anualmente no mês de junho, reúne um milhão de pessoas para comemorar o dia de São João (24) através de espetáculos, danças e quadrilhas.

Na primeira metade do século XX, Campina Grande era a cidade que mais crescia e oferecia oportunidades de emprego no interior do Nordeste (daí a denominação "Capital do Interior do Nordeste" e "Capital do Trabalho"). Atualmente, com 383.941 habitantes – de acordo com o Censo 2010 do IBGE –, o município é o segundo mais populoso da Paraíba e do Nordeste. Em âmbito regional só fica atrás de Feira de Santana/BA e, em esfera estadual, da capital paraibana João Pessoa.

Campina Grande é referência na produção de tecnologia (por isso "Tech City"), possui diversas instituições de ensino superior (motivo de ser conhecida como "Cidade Universitária") e, nos anos, 30 foi o segundo polo mundial de comércio de algodão, perdendo apenas para Liverpool, na Inglaterra (razão pela qual também foi batizada de "Liverpool Brasileira").

Mas é por "Rainha da Borborema" que Campina Grande atende oficialmente. Isso porque ela está situada no Planalto da Borborema.

Breve histórico

Fala-se que a origem do povoado data de 1º de dezembro de 1697, quando índios Ariús, liderados por Teodósio de Oliveira Lêdo, capitão-mor dos Sertões, ocuparam o "sítio da Campina Grande". Em 6 de abril de 1790, o aldeamento passou a ser chamado de Vila Nova da Rainha. Com a lei provincial 137, de 11 de outubro de 1864, Campina Grande recebe o título de cidade. E, a partir do século XX, o município cresceu e se destacou por meio da produção do "ouro branco", o algodão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista