MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF julga ações contra aumento da contribuição para FGTS
FGTS

STF julga ações contra aumento da contribuição para FGTS

ADIns questionavam dispositivos da LC 110/01, que instituiu contribuições sociais e autoriza créditos de complementos de atualização monetária em contas vinculadas ao FGTS.

Da Redação

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Atualizado às 09:00

Duas ADIns propostas, respectivamente, pela CNI e pelo PSL foram julgadas parcialmente procedentes pelo plenário do STF na tarde desta quarta-feira, 13.

As ações questionavam dispositivos da LC 110/01, que instituiu contribuições sociais e autorizou créditos de complementos de atualização monetária em contas vinculadas ao FGTS.

Por maioria dos votos, os ministros declararam a inconstitucionalidade do artigo 14, caput, expressão "produzindo efeitos", bem como seus incisos I e II. Esse dispositivo estabelece que a LC 110 entra em vigor na data da sua publicação, produzindo efeitos 90 dias a partir da data inicial de sua vigência, relativamente à contribuição social prevista no artigo 1º; e quanto à outra contribuição, contida no artigo 2º, a partir do primeiro dia do mês seguinte aos 90 dias da data de início de sua vigência.

A Corte julgou prejudicado o pedido quanto à contribuição estabelecida no artigo 2º, por entender que esta foi extinta quanto alcançou seu prazo de vigência, que era de 60 meses contados a partir da exigibilidade. Nesse ponto, a votação foi unânime.

ADIns

Conforme as ADIs, a lei complementar institui dois novos tributos para conseguir recursos e possibilitar o crédito nas contas vinculadas do FGTS dos percentuais expurgados nos meses de dezembro de 1988, janeiro e fevereiro de 1989 e abril de 1990. O relator da matéria, ministro Joaquim Barbosa, afirmou durante o julgamento que os dois tributos tinham por objetivo custear os gastos da União decorrentes de decisão do Supremo no RExt 226855 que, em 2000, considerou devido o reajuste dos saldos do FGTS.

Segundo os autores das ações, as duas contribuições instituídas são atípicas, pois não se destinam ao custeio da seguridade social, à intervenção no domínio econômico ou ao interesse de categorias profissionais conforme permitido pelos artigos 149 e 195, parágrafo 4º, da CF/88. Suscitaram violação aos artigos 5º, inciso LIV; 149; 150, inciso III, alínea "b"; 154; 157, inciso II; 167, inciso IV; 195, parágrafos 4º e 6º, todos da CF, bem como ao artigo 10, inciso I, do ADCT.

Em outubro de 2002, o Plenário da Corte deferiu parcialmente a medida cautelar. Os ministros suspenderam, de forma retroativa, a expressão "produzindo efeitos" do caput do artigo 14, bem como seus inciso I e II, até o julgamento de mérito das ADIns, que ocorreu na sessão de quarta-feira, 13, quando a maioria do Plenário confirmou a liminar concedida.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...