MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Rio+20 chega a versão final de documento do evento
Meio ambiente

Rio+20 chega a versão final de documento do evento

De acordo com negociadores, documento traz recomendação para o fortalecimento do programa da ONU para o meio ambiente.

Da Redação

terça-feira, 19 de junho de 2012

Atualizado às 09:38

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, anunciou o texto final do evento. O documento é último rascunho e foi entregue pelo governo brasileiro às outras delegações. Sessão plenária realizada nesta terça-feira ainda pode modificar o documento, de acordo com propostas sugeridas pelos membros sobre os itens do texto.

De acordo com a Agência Brasil, os negociadores afirmaram que o documento possui clara recomendação para o fortalecimento do Pnuma - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, além de indicações para que, no futuro, seja criado um órgão independente. O texto traz pontuações sobre a proteção das águas oceânicas e uma espécie de bloco destinado aos financiamentos, mas sem cifras exatas.

A proposta do Brasil e dos países em desenvolvimento de criação de um fundo específico para o desenvolvimento sustentável com fundos recursos iniciais de US$ 30 bilhões, no entanto, ficou de fora. O projeto foi vetado pelos países ricos sob alegação de dificuldades econômicas internas.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas