MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Abuso de Direito e Direitos Subjetivos"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Abuso de Direito e Direitos Subjetivos"

Veja quem ganhou a obra "Abuso de Direito e Direitos Subjetivos".

Da Redação

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Atualizado em 19 de junho de 2012 11:11

O autor Thiago Rodovalho, em sua obra "Abuso de Direito e Direitos Subjetivos" (RT – Revista dos Tribunais – 236p.), faz análise do instituto do abuso de direito no Direito Civil brasileiro.

As situações jurídicas que experimentamos formam um complexo de direitos e deveres. Olhando-se apenas pelo prisma do direito subjetivo, a compreensão de que seu exercício não é ilimitado e não pode dar-se de forma abusiva, muitas vezes é mais difícil. Contudo, a partir do momento em que se denota que o titular de um direito subjetivo vivencia, na verdade, uma situação jurídica, e que nessa situação jurídica há, além desse direito subjetivo, também deveres, torna-se mais evidente a visualização de que o seu exercício experimenta limites que lhe são imanentes, pois, na concepção de situação jurídica, ao direito subjetivo é adicionada a ideia de cooperação, de participação e de responsabilidade ou de deveres imanentes.

Deste modo, as situações subjetivas que vivenciamos sofrem limitações "pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes" (art. 187 do CC/2002 -"abuso de direito"), sendo que o abuso no exercício das posições jurídicas (ou o exercício abusivo das posições jurídicas) estende-se a todas as situações jurídicas subjetivas, quer se trate de liberdades, faculdades, direitos potestativos, poderes, etc.

Assim, o espaço jurídico para o agir lícito (agire licere) - espaço de liberdade - deve ser contextualizado e compreendido dentro da ideia situação jurídica, de tal sorte que o exercício das posições jurídicas tem de consubstanciar-se em um exercício democrático das posições jurídicas, traduzindo-se em exercício responsável da posição jurídica, de modo a permitir e viabilizar a coexistência de liberdades e o igual exercício democrático do outro.

Sobre o autor :

Thiago Rodovalho é doutorando em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC/SP. Mestre em Direito Civil pela PUC/SP e professor de Direito Civil. Advogado em SP.

_________

Ganhador :

Adilson Sobczack, de Canoinhas/SC



__________

__________

Adquira já um exemplar :

__________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA