MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Supermercados devem compensar fim das sacolas plásticas
TAC

Supermercados devem compensar fim das sacolas plásticas

MP/SP decidiu que o TAC que limitava o direito do consumidor em receber gratuitamente as sacolas plásticas não é válido.

Da Redação

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Atualizado às 07:50

O Conselho Superior do MP/SP decidiu por unanimidade na última terça-feira, 19, que o TAC que estabelecia o fim da distribuição gratuita de sacolas plásticas nos supermercados do Estado não é válido. Com a decisão, os estabelecimentos devem encontrar um meio em que o consumidor não fique em situação de desvantagem.

A petição contra a homologação do TAC foi uma ação movida pela Plastivida Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos, pelo Idecon - Instituto de Defesa do Consumidor e pelo SOS Consumidor.

O motivo do indeferimento, segundo o conselho, é que "a situação do consumidor, após o termo de compromisso, sofreu um prejuízo diante do fornecedor, e diante da situação que antes desfrutava, já que, por costume, lhe eram fornecidas sacolas plásticas sem nenhum custo adicional aparente ou direto".

Ainda de acordo com o órgão, "o fornecedor deixou de ter que arcar com o custo do fornecimento das sacolas plásticas descartáveis ao consumidor, passando a cobrar pela compra de sacolas reutilizáveis, sem deduzir do custo de seus produos, o valor antes neles embutidos referentes ao fornecimento de sacolas plásticas gratuitas".

Veja a íntegra do voto do Conselho Superior do MP/SP.

Posicionamento

A OAB/SP recebeu positivamente a decisão do Conselho Superior do MP/SP. A seccional defende que o banimento das sacolas plásticas não iria resolver a questão do descarte irregular do produto. "Mais do que proibir, precisamos educar os consumidores para adotar paulatinamente soluções sustentáveis", ressalta Marcos da Costa, presidente em exercício da Ordem paulista.

O presidente da Comissão de Direito e Relações de Consumo da OAB/SP, José Eduardo Tavolieri de Oliveira, reforça que "a CF/88, no art.170, inciso 5, protege os direitos do consumidor nas questões econômicas . Portanto, forçar os consumidores ao pagamento de sacolas plásticas contraria esse direito".

_____________

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA