MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Editora RT completa 100 anos e recebe homenagem por centenário
Comemoração

Editora RT completa 100 anos e recebe homenagem por centenário

Homenagem será prestada pela Thomson Reuters, que há 2 anos adquiriu a editora.

Da Redação

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Atualizado às 08:26

Neste ano, a Editora RT - Revista dos Tribunais completa 100 anos e recebe importante homenagem. O evento de celebração da história centenária da editora ocorre no próximo dia 3, no também aniversariante e centenário Theatro Municipal de São Paulo. A comemoração, que terá participação da Orquestra Sinfônica da USP e CoralUSP, ocorre a partir das 19h.

A homenagem será prestada pela Thomson Reuters, que há 2 anos adquiriu a Editora RT, incorporando-a a seus negócios no Brasil. Estarão presentes o presidente global e CEO da Thomson Reuters, Jim Smith, além de renomados juristas, autoridades governamentais e os principais nomes do mercado editorial jurídico do Brasil. A homenagem terá a participação especial da Orquestra Sinfônica da USP e do Coral USP.

Para o diretor geral da RT, Édison Torres, "Chegar aos 100 anos representa uma contribuição inestimável ao registro e à difusão da Ciência e prática jurídicas, e, por conseguinte, à consolidação de uma cultura de direitos e democracia no País". Ele acredita que completar 100 anos implica em incontestável competência editorial, credibilidade e inovação.

A RT se dedica à publicação de obras jurídicas e é reconhecida pela excelência de seu acervo, que já contou com os maiores expoentes do pensamento jurídico nacional e estrangeiro. A editora também já recebeu indicações ao prêmio Jabuti, o mais prestigiado prêmio literário do Brasil.

Fundada há um ano, a Revista dos Tribunais Online oferece para assinantes todo o conteúdo publicado nas edições da revista desde 1986, além das coleções completas de todos os outros Periódicos da Editora.

História

A Revista dos Tribunais foi lançada em 1912 pelo advogado e jornalista Plínio Barreto como uma extensão do antigo informe jurídico Crônicas Forenses. Desde o início, a publicação ocupou uma posição de destaque na imprensa especializada do setor. Em 1927, os advogados Nelson Travassos e Noé Azevedo - que sucederam a Plínio Barreto - incorporaram uma tipografia ao negócio e fundam, assim, a Empresa Gráfica Revista dos Tribunais.

Em 1955, a empresa assumiu os primeiros contornos do seu perfil atual, desviando o foco da área gráfica para a área editorial. Os compromissos com o conhecimento e a ética e a difusão da ciência jurídica permaneceram inalterados durante a gestão de Carlos Henrique de Carvalho e continuaram, sob a direção de Carlos Henrique de Carvalho Filho, sempre em sintonia com a evolução política, econômica e social do País.

Já em 2010, a Editora RT, apostando no futuro e com o objetivo de seguir contribuindo com o alto nível profissional de seus clientes, foi adquirida pela Thomson Reuters. Suas publicações impressas e eletrônicas abrangem todos os ramos do Direito, em doutrina, jurisprudência e legislação, sendo presença obrigatória em todas as bibliotecas de tribunais, de universidades, de escritórios de advocacia.

A Editora Revista dos Tribunais tem cerca de 400 funcionários em todo o país e 43 livrarias. Atualmente, o catálogo da editora reúne mais de 2 mil títulos publicados de renomados autores, o que a torna referência para juízes, advogados, membros do MP e qualquer profissional ou entidade vinculada ao Direito.

__________