MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado do sorteio da obra "Processo Penal - Reserva de Jurisdição e CPIs"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Processo Penal - Reserva de Jurisdição e CPIs"

Veja quem ganhou a obra "Processo Penal - Reserva de Jurisdição e CPIs".

Da Redação

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Atualizado em 28 de junho de 2012 08:39

De autoria de Fernanda Regina Vilares, a obra "Processo Penal - Reserva de Jurisdição e CPIs" (Ônixjur - 244p.) explora o instituto da reserva de jurisdição, analisando suas origens, motivações e consequências.

O instituto da reserva de jurisdição é conhecido, mas ainda pouco estudado, de modo que sua utilização acaba se restringindo às previsões expressas no ordenamento. Todavia, não se pode ignorar a necessidade de estender a exigência de decisão judicial prévia a situações não positivadas quando afetados bens protegidos constitucionalmente.

No Processo Penal, sua definição é de enorme importância tendo em vista que nas fases de investigação preliminar e de instrução criminal é frequente a necessidade de serem perpetradas medidas que afetam direitos fundamentais para a coleta de elementos de prova.

Cumpre destacar que os meios de obtenção de prova invasivos, comumente utilizados na persecução penal, também são utilizados para subsidiar a atuação das Comissões Parlamentares de Inquérito que representam uma realidade inafastável do cenário político brasileiro. Assim, por meio do estudo da reserva de jurisdição aplicada à realidade da investigação levada a cabo nos inquéritos parlamentares este livro pretende contribuir para a legalidade da atuação desse importante instrumento de fiscalização do Poder Executivo pelo Poder Legislativo.

Sobre a autora :

Fernanda Regina Vilares é bacharel em Direito pela USP. Mestre e doutoranda pela USP. Pós-graduada em Direito Penal Econômico e Europeu pela Universidade de Coimbra em parceria com o IBCCRIM. Procuradora da Fazenda Nacional da 3ª região atuante na divisão de grandes devedores.

__________

Ganhadores :

Felipe Zabot, de Joinville/SC

Cesar Rivail Geraldini, advogado em Arapongas/PR



__________