MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Arnaldo Süssekind, referência do Direito Trabalhista, falece no RJ
Falecimento

Arnaldo Süssekind, referência do Direito Trabalhista, falece no RJ

Jurista fez parte da comissão nomeada por Getúlio Vargas para elaborar a CLT.

Da Redação

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Atualizado às 15:10

Faleceu na madrugada desta segunda-feira no RJ o jurista Arnaldo Lopes Süssekind, em decorrência de insuficiência respiratória seguida de parada cardiorrespiratória. Süssekind foi membro da comissão nomeada por Getúlio Vargas para elaboração da CLT em 1943, quando tinha 24 anos, e se tornou referência do Direito Trabalhista.

Ex-ministro do TST por seis anos, faleceu no dia em que completou 95 anos. Foi ministro do Trabalho e Previdência Social nos governos Ranieri Mazzilli e Castelo Branco, além de chefiar a Agricultura no governo Mazzilli, em 1964. Recentemente, atuava como consultor jurídico da Vale e conselheiro da Santa Casa de Misericórdia do RJ.

Patrono dos advogados trabalhistas, o jurista integrou a Comissão de Peritos da OIT - Organização Internacional do Trabalho e fez parte da Academia Brasileira de Letras Jurídicas, da Academia Iberoamericana de Direito do Trabalho e da Seguridade Social, da Academia Luso-Brasileira de Direito do Trabalho, dentre outras.

O corpo de Süssekind está sendo velado até às 13h desta terça-feira no centro cultural do edifício sede do TRT da 1ª região, que leva o nome do jurista. A cremação ocorrerá às 14h30 no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, RJ.