MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da "Consumidor-Empresário - A defesa do finalismo mitigado"
Promoção

Resultado do sorteio da "Consumidor-Empresário - A defesa do finalismo mitigado"

Veja quem ganhou a obra "Consumidor-Empresário - A defesa do finalismo mitigado".

Da Redação

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Atualizado em 11 de julho de 2012 08:53

No livro "Consumidor-Empresário - A defesa do finalismo mitigado" (Arraes Editores - 130p.), o autor Júlio Moraes Oliveira demonstra toda a trajetória evolutiva do conceito do consumidor até os tempos atuais.

"Ainda como fundamentação jurídico-filosófica, foram analisadas as principais obras dos autores contemporâneos sobre as teorias da argumentação jurídica e princípios, dando um contorno não puramente legal ao estudo.

Ao consderar-se todo o novo contexto interpretativo constitucional que permeia o direito atual, entende-se que estaria a ele subjacente o que, segundo a maioria dos autores, se configuraria como uma nova matriz epistemológica do direito, batizada como pós-positivismo ou neoconstitucionalismo.

Sob tal perspectiva, a categoria central da validade normativa estaria fundamentada não mais sob a base do ápice normativo constitucional como era antigamente, considerado como centro do qual tudo deriva, a partir de processos de subsunção formal, sob o manto da soberania estatal, e, sim, como centro ao qual tudo deve convergir a partir dos múltiplos fatores da realidade social isto é, como centro a ser atingido, e não do qual se deve partir; assim aconteceu com o direito civil-constitucional e os demais ramos jurídicos, inclusive o direito do consumidor.

Os reflexos disso afetam sobremaneira a conjuntura no campo específico do Direito que terminam por afetar também, a clássica estrutura da rigidez hierárquica das normas, estando elas encabeçadas, no modelo kelseniano, pela norma fundamental (não positivada, mas pressuposta pela razão) e suas demais leis, cedendo, então, a um novo modelo, no qual a unidade das normas somente pode ser percebida em contextos ligados a casos concretos.

Assim, como qualquer estudo aprofundado que se queira fazer sobre algum tema jurídico, o início do trabalho aborda os principais aspectos e fatos históricos que foram relevantes para o surgimento do direito do consumidor, num primeiro momento no exterior, e depois aqui no Brasil". O autor

Sobre o autor :

Júlio Moraes Oliveira é advogado e professor universitário. Mestre em Instituições Sociais, Direito e Democracia pela Universidade Fumec. Especilaista em Advocacia Civil pela Escola de pós-graduação em Economia da FGV. Bacharel pela Faculdade de Direito Milton Campos.

__________

Ganhadora :

Iuna Hoffmann, analista jurídica da Borrachas Vipal S.A., de Porto Alegre/RS

___________

__________

Adquira já um exemplar :



___________


Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...